LutoReprodução
Por O Dia
Rio - Nesta quarta-feira, o ex-comissário da liga, David Stern não resistiu a uma hemorragia cerebral e morreu aos 77 anos, na tarde em Nova York. O empresário estava internado em um hospital nova-iorquino desde o último dia 12 de dezembro, havendo passado por uma cirurgia de emergência após sofrer um mal-estar em um restaurante.
David Stern esteve no comando da NBA entre 1984 e 2014, quando teve sucesso no fortalecimento e na internacionalização da liga. Sob seu mandato, sete times foram adicionados e seis outras franquias foram realocadas. A receita anual dos contratos televisivos aumentou mais de 30 vezes e os salários dos jogadores saltaram de uma média de 290 mil dólares anuais em 1984 para mais de 5.5 milhões em 2013.
Publicidade
Atual presidente da NBA, Adam Silver lamentou a morte de Stern e enalteceu os feitos de seu antecessor: "Todo membro da família NBA é beneficiário da visão, generosidade e inspiração de David. David assumiu a NBA em 1984 com a liga em uma encruzilhada. Ele inaugurou a NBA moderna e globalizada, lançou parcerias inovadoras de mídia e marketing, ativos digitais e programas de responsabilidade social que levaram o jogo a bilhões de pessoas em todo o mundo. Por causa de David, a NBA é uma marca verdadeiramente global."