Torcedores do Botafogo - Vitor Silva / SS Press / Botafogo
Torcedores do BotafogoVitor Silva / SS Press / Botafogo
Por O Dia
Rio - Recentemente, a pesquisa Ibope Repucom fez uma abordagem diferente sobre o perfil de torcedores. Ele procurou saber quais brasileiros que acompanham futebol e que simpatizam co um clube que consideram como segunda equipe. De acordo com os dados, o Botafogo é o clube que tem mais tem torcedores mistos. São 55% que se declaram alvinegros e 45% dizem que o têm como segundo clube. Nessa segunda parcela, 40 % são torcedores do Flamengo.
Nesta faixa de 45% de simpatizantes, 24% dos simpatizantes são vascaínos, 9% de corintianos, 7% de atleticanos e 5% de tricolores. De acordo com o comentarista da Rede Globo, Paulo Vinícius Coelho, o clube de General Severiano vive fenômeno semelhante ao que houve com o América nos anos 1970 e 1980. O torcedor gosta do América, mas não o suficiente para torcer por ele. 
Publicidade
No entanto, para PVC, o Botafogo ainda tem tempo e torcida para reverter esta situação. O América passou não soube se movimentar para atrair e rejuvenescer sua torcida. Foi minguando. "Não se deve desprezar esse torcedor que tem simpatia por seu clube", diz José Colagrossi, do Ibope Repucom. Quer dizer que esse simpatizante pode comprar camisas, ingressos, produtos do clube e até passar a tê-lo como o time preferido, dependendo do que acontecer no futuro.