Brasileiros transformam obras de Niemeyer em pistas de skate no Rio para documentário

Pedro Barros e Murilo Peres protagonizam ‘Sonhos Concretos: O Skate Encontra Niemeyer’, que estreia nesta quarta

Por O Dia

Pela primeira vez na história, skatistas exploram obras de Niemeyer em cima do skate
Pela primeira vez na história, skatistas exploram obras de Niemeyer em cima do skate -
Rio - Em documentário inédito, que vai ao nesta quarta-feira na Red Bull TV, skatistas brasileiros vão praticar suas manobras em obras de Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro. 'Sonhos concretos: O Skate Encontra Niemeyer' contará com os atletas Pedro Barros e Murilo Barros. Os skatistas protagonizaram incríveis cenas no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e na Casa das Canoas, em São Conrado. O documentário passa pelas principais obras do arquiteto também em outras cidades, como Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

"Uma das coisas mais memoráveis, para mim, é essa coisa lúdica, de que parece que estou vivendo um sonho. Esses lugares só eram imagináveis para o skate nos sonhos mais profundos. Não é algo que acontece no dia a dia, é muito inovador. Viver isso tudo é mágico. Olhar para as pessoas que trabalham nesses locais sorrindo enquanto andávamos de skate é muito especial, porque, de certa forma, acredito que foi para isso que Niemeyer projetou essas obras - para a interação das pessoas. Poder reinterpretar as obras de Niemeyer com o skate é memorável", analisa Barros.

"A proposta de interação entre os skatistas brasileiros e a obra de Oscar Niemeyer desde o início nos pareceu uma ideia incrível. Antes de tudo, existe uma forte identidade entre o universo deste esporte e a arquitetura de Niemeyer e seus valores. A irreverência, a liberdade, a busca por desafios, a criatividade em cada movimento, tudo isso está na essência do skate, assim como na obra de Niemeyer, feita de curvas e gestos livres, bela e surpreendente, assim como um rolê de skate", afirma Carlos Ricardo Niemeyer, Superintendente Executivo da Fundação.

Comentários