Mário Bittencourt - Cléber Mendes
Mário BittencourtCléber Mendes
Por O Dia
Rio - A longa reunião realizada entre a Ferj e os clubes do Rio, na noite desta segunda-feira, que durou mais de oito horas, terminou sem um consenso entre as partes. Botafogo e Fluminense, que tiveram seus jogos marcados já para a próxima semana, nos dias 22 e 24, discordaram da decisão e recorrerão à Justiça para não entrarem em campo nestes dias.
A alegação dos clubes é de que não haveria tempo suficiente para a recuperação física dos atletas. As duas equipes ainda não voltaram a realizar treinos presenciais. No caso do Fluminense, os primeiros testes para Covid-19 ainda nem foram realizados, o que deve acontecer a partir desta terça-feira.
Publicidade
"Seguimos achando precipitado o retorno do futebol porque entendemos que não é momento. A pandemia persiste. A maioria dos clubes do Rio de Janeiro quer voltar. Sendo assim, cedemos, mas desde que o Fluminense tenha um tempo justo de treino e que a prefeitura e o governo do estado autorizem a volta de forma oficial. Entendemos que nesse caso podemos avaliar um retorno. Como as datas marcadas (22 e 24) para o retorno dos nossos jogos são inaceitáveis, do ponto de vista da saúde de nossos atletas, não vamos a campo e vamos buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo, já que se trata de um estado de calamidade pública", afirmou Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, ao site "Globo Esporte".
Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, também disse ao portal que o Glorioso seguirá o mesmo caminho.
Presidente do Botafogo, Mufarrej - Vitor Silva / SS Press / Botafogo
Publicidade
"É uma decisão de profunda desconexão com a realidade. Infelizmente, a maioria dos clubes no arbitral entendeu ser o momento de voltar a disputar jogos, a despeito do cenário caótico vivenciado. Fomos contrários. Além disso, a preparação física, após longo período sem contato com bola, precisa de um trabalho adequado. Acionei o Departamento Jurídico assim que acabou o arbitral. O Botafogo vai buscar defender os seus interesses caso as datas apresentadas sejam confirmadas. O futebol impacta sobremaneira a vida das pessoas e a mensagem para a sociedade que se deveria passar, nesse momento, não é de competição ou disputas", declarou.
Nesta terça-feira, às 20 horas, uma nova reunião será realizada. A Ferj ainda mantém esperanças de chegar a um consenso e é possível que as datas dos jogos de Botafogo e Fluminense sejam revistas.