Olimpíada de Tóquio começa no fim de julho - AFP
Olimpíada de Tóquio começa no fim de julhoAFP
Por AFP
O comitê encarregado de encontrar um novo presidente para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 iniciou suas consultas nesta terça-feira (16), enquanto ativistas pela igualdade de gênero exigem maior transparência no processo de seleção.
Este comitê se reuniu pela primeira vez com o objetivo de escolher "o mais rapidamente possível" candidatos para suceder Yoshiro Mori, de 83 anos, que renunciou na sexta-feira passada após o escândalo provocado por suas declarações sexistas.
Publicidade
A formação do comitê de seleção, liderado por Fujio Mitarai, de 85 anos, presidente do grupo Canon, foi anunciada na sexta após uma tentativa malsucedida de Yoshiro Mori de nomear o ex-jogador de futebol Saburo Kawabuchi, de 84 anos, como seu sucessor.
Nesta terça-feira, com base em uma proposta de Mitarai, oito membros do comitê discutiram as qualidades necessárias para liderar o comitê organizador Tóquio-2020, segundo comunicado divulgado pela organização.
Publicidade
Os critérios exigidos incluem "um conhecimento profundo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e do esporte em geral", e um "conhecimento profundo dos princípios da Carta Olímpica, incluindo a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão".
Também são citadas no comunicado "a experiência no cenário internacional" e a capacidade de fazer diferentes partes trabalharem juntas.
Publicidade
Três candidatos
Mas vários ativistas pela igualdade de gênero pediram maior transparência no processo, já que os organizadores dos Jogos Olímpicos se recusaram a identificar os membros do comitê de seleção para protegê-los da exposição pública na mídia.
"Agora eles dizem que não revelarão quem são os membros do comitê encarregado de eleger o próximo presidente do Tóquio-2020", reclamou Kazuko Fukuda, uma ativista feminista.
Publicidade
"É como se todo o processo fosse acontecer em segredo novamente", ressaltou.
Vários militantes pela igualdade de gênero entregaram nesta terça-feira uma petição com mais de 150.000 assinaturas aos organizadores dos Jogos Olímpicos, instando-os a implementar medidas concretas para prevenir novas discriminações sexistas.
Publicidade
De acordo com várias reportagens da imprensa, o novo presidente do comitê organizador Tóquio-2020 pode ser nomeado antes do final da semana. Entre os nomes considerados estão a ministra responsável pelos Jogos Olímpicos Seiko Hashimoto, o presidente do Comitê Olímpico Japonês Yasuhiro Yamashita e o ex-lançador de martelo Koji Murofushi.