Messi é o principal nome do Barcelona
Messi é o principal nome do BarcelonaAFP
Por O Dia
Pela segunda década seguida o Barcelona foi apontado como o melhor time de futebol. O levantamento realizado entre 2011 e 2020 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês) também inclui Real Madrid e Bayern de Munique no top 3.
Durante a década que se encerrou, o Barcelona de Lionel Messi conquistou 21 títulos: duas Champions League e dois Mundiais de Clubes, seis Campeonatos Espanhóis, cinco Copas do Rei, além de duas Supercopas da Europa e mais quatro da Espanha. Além dos pontos por conquistas, a IFFHS também considera vitórias e empates em todas as competições disputadas, dando pesos diferentes a cada uma.
Publicidade
Pelo critério adotado, o Barcelona teve 2.877 pontos na década, seguido por Real Madrid (2.782) e Bayern de Munique (2.594). Já o melhor brasileiro é o Grêmio, que ficou em 14º lugar, tornando-se o primeiro clube fora da Europa na lista.
O Barcelona já fora apontado como melhor time da década 2001-2010. No período atual, o clube foi o melhor das temporadas 2011, 2012 e 2015.