Bielorrussa Aliaksandra Herasimenia vendeu a medalha de ouro que conquistou em 2012
Bielorrussa Aliaksandra Herasimenia vendeu a medalha de ouro que conquistou em 2012AFP
Por AFP
A ex-nadadora bielorrussa Aliaksandra Herasimenia vendeu a medalha de ouro que conquistou no Mundial de 2012 para arrecadar fundos para apoiar os atletas da oposição de seu país, anunciou sua fundação.
Herasimenia, de 35 anos, lançou a Fundação Bielorrussa de Solidariedade Esportiva (BSSF) em agosto passado, em meio a um movimento de protesto sem precedentes contra a polêmica reeleição do presidente Alexander Lukashenko.
Publicidade
Esta fundação fornece apoio financeiro e jurídico aos atletas bielorrussos que enfrentam represálias por pedirem o fim da repressão brutal às manifestações da oposição.
De acordo com a BSSF, Aliaksandra Herasimenia leiloou a medalha de ouro que conquistou na prova de 50 metros nado livre no Mundial de Natação de 2012, na Turquia. Assim, conseguiu arrecadar 13.500 euros (cerca de R$ 91.450).
Publicidade
"Quero apoiar todos os bielorrussos, dar-lhes 100% de confiança na vitória porque essa confiança representa 90% de sucesso", disse, citada em um comunicado de sua fundação, que afirma que esta decisão foi tomada depois que as autoridades bielorrussas abriram uma investigação contra ela.
Aliaksandra Herasimenia, refugiada na Lituânia, é acusada de "ações destinadas a prejudicar a segurança nacional" e corre o risco de ser punida com cinco anos de prisão. Ela, que tem três medalhas olímpicas (duas de prata e uma de bronze), aposentou-se como nadadora em 2019. Ela pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que impeça a Bielorússia de participar dos Jogos de Tóquio.