Na achada do Estádio de Anfield, a torcida do Liverpool se manifestou com cartazes e faixas com dizeres contrário à criação da Superliga Europeia
Na achada do Estádio de Anfield, a torcida do Liverpool se manifestou com cartazes e faixas com dizeres contrário à criação da Superliga EuropeiaAFP
Por AFP
Liverpool - Proprietário do Liverpool, o mega empresário americano John W. Henry, pediu, nesta quarta-feira, desculpas aos torcedores do clube inglês pelo envolvimento na criação da Superliga Europeia. A participação na liga em oposição à Uefa motivou uma série de protestos e manifestações no país nos últimos dias. Na terça-feira à noite, Arsenal, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Tottenham, além dos Reds, anunciaram a desistência do projeto. 
"Quero pedir desculpas a todos os torcedores do Liverpool Football Club pela confusão das últimas 48 horas", explicou o bilionário em vídeo transmitido em todas as plataformas da equipe.
Publicidade
O Liverpool faz parte do grupo de 12 clubes europeus que criou a Superliga, competição que garantiria 15 vagas permanentes para os membros fundadores. O projeto gerou uma série de críticas do meio esportivo, da imprensa e de políticos, inclusive dentro das próprias entidades envolvidas, o que obrigou uma debandada dos clubes ingleses na noite de terça-feira.
Na manhã desta quarta foi a vez do Atlético de Madri e da Inter de Milão desistirem do projeto de torneio independente, que rivalizaria com a Liga dos Campeões. Permanecem apenas o Real Madrid, Barcelona, Juventus e Milan.
Publicidade
"O projeto não teria se concretizado sem o apoio dos torcedores (...) Durante 48 horas, vocês deixaram claro que não queriam que ele acontecesse. Nós ouvimos vocês. Eu ouvi vocês", destacou Henry na mensagem.
O proprietário também pediu desculpas ao treinador, Jürgen Klopp, ao presidente Billy Hogan e aos jogadores do Liverpool.
Publicidade
"Eles não têm responsabilidade por esse problema. Eles foram os primeiros a se confundir, injustamente", explicou o executivo.
O bilionário afirmou ser "o único responsável pelas coisas negativas e inúteis dos últimos dias".
Publicidade
Na segunda-feira, Klopp e o meia James Milner não quiseram se posicionar em relação à Superliga.
"Gosto do aspecto competitivo do futebol, gosto da ideia de que o West Ham (quarto agora e praticamente classificado para a próxima edição da Liga dos Campeões) possa a jogar na próxima temporada da torneio continental. Não que eu queira, porque nós também queremos estar lá, mas quero que eles tenham a chance ", disse o técnico alemão na segunda-feira.
Publicidade
"É algo que não esquecerei e mostra o poder que os torcedores têm e continuarão a ter", acrescentou John W. Henry.