Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da ConmebolDivulgação/Conmebol
Por ESTADÃO CONTEÚDO
Rio - As 50 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus doadas à Conmebol pela farmacêutica chinesa Sinovac já possuem data para chegar no Uruguai, país que se propôs a negociar com o fornecedor. Em comunicado oficial, a entidade que rege o futebol sul-americano afirmou que terá o imunizante em mãos na próxima quarta-feira, dia 28 de abril.

As vacinas serão aplicadas nas seleções que disputarão a Copa América e nas equipes que participam de torneios internacionais da Conmebol, como Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. A entidade também pretende imunizar times masculinos e femininos da primeira divisão dos 10 países filiados, assim como árbitros e todos os envolvidos na organização dos eventos.
Publicidade
"O processo de distribuição dos imunizantes começará nos diferentes países, em estrito cumprimento das normas legais e sanitárias em vigor em cada um deles", informou a Conmebol.

No Brasil, a CBF precisa de uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para receber as doses. Seguindo a Lei nº 14.125/2021, que autoriza a importação de vacinas contra o novo coronavírus em território nacional, os imunizantes terão de ser repassados primeiramente ao SUS, para que sejam incorporados ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Conmebol afirma que o lote foi "fabricado especialmente para o futebol sul-americano e que, de nenhum modo, são vacinas destinadas a qualquer outro fim". A Copa América está prevista para acontecer entre os dias 13 de junho e 10 de julho. As 10 seleções participantes irão se reunir na Argentina e na Colômbia O Brasil estreia contra a Venezuela, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Libertadores e Sul-Americana já estão em andamento.