Robson Oliveira desembarcou no Rio nesta quarta-feira após dois anos de detenção na Rússia
Robson Oliveira desembarcou no Rio nesta quarta-feira após dois anos de detenção na RússiaReprodução
Por O Dia
Rio - O pesadelo de Robson Nascimento de Oliveira chegou ao fim. Após mais de dois anos de detenção na Rússia, o brasileiro, ex-motorista do apoiador Fernando, atualmente no Beijing Guoan, da China, desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim no início da noite desta segunda-feira. Às vésperas do Dia das Mães, dona Vanda, de 74 anos, não escondia a ansiedade pela chegada do filho no saguão.

A mãe de Robson, estava acompanhada de filhos do brasileiro, Robson Júnior. De acordo com o 'ge', amigos do ex-motorista de Fernando compareceram em peso no aeroporto. Poucas horas depois de confirmar a chegada do brasileiro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, recepcionou Robson no Tom Jobim. No domingo, ele revelou, via redes sociais, a liberação do brasileiro pelo governo russo.
Relembre o caso:
Publicidade
Contratado pelo volante Fernando, revelado pelo Grêmio e com passagem pela Seleção, o brasileiro foi preso por entrar no país com remédios para o sogro do jogador. A liberação do brasileiro dependia apenas da assinatura do presidente Vladimir Putin, após meses de negociação. O trâmite foi submetido a uma comissão regional e pelo prefeito de Moscou antes de chegar às mãos de Putin.
Robson foi preso em março de 2019. Ao desembarcar na Rússia, ele trazia na bagagem uma encomenda para o novo patrão: caixas do medicamento Mytedon - cloridrato de metadona. O remédio é legalizado no Brasil, mas proibido na Rússia. O medicamente seria para o uso do sogro de Fernando, William Pereira de Faria. Fernando e seus familiares nunca confirmaram a informação. Após uma série de críticas e muita negociação, a defesa do motorista passou a ser paga pela família do jogador Fernando. O contrato se mantém até o momento.

Após a reportagem do Esporte Espetacular, a hashteg "Justiça por Robson" ganhou apoio nas redes sociais, contando com a participação de atletas famosos como Richarlison e Felipe Melo e chamou a atenção de Bolsonaro, que reabriu negociação diplomática com a Rússia.