Confira quais são os 13 atletas brasileiros bicampeões olímpicos
Por O Dia
Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro atleta brasileiro a ser bicampeão olímpico (até hoje, o máximo que o país conseguiu). Ele obteve o feito em 1952 e 1956 no salto triplo
Reprodução
Um dos recordistas brasileiros de medalhas olímpicas, Robert Scheidt chegou ao topo duas vezes. O atleta paulista foi ouro na classe laser da vela em Atlanta (1996) e Atenas (2004).
reprodução
Com cinco medalhas olímpicas, o iatista Torben Grael conquistou o ouro em duas edições dos Jogos: em 1996 (Atlanta) e Atenas (2004). Ambas foram obtidas na classe star ao lado de Marcelo Ferreira.
Reprodução
Marcelo Ferreira completa o trio de iatistas brasileiros que foram bicampeões olímpicas. Ao lado de Torben Grael, o atleta conquistou o ouro em Atlanta (1996) e Atenas (2004) na classe star.
Arquivo Pessoal
Um dos símbolos da geração de ouro do vôlei nos anos 90, Giovane Gávio foi duas vezes campeão olímpico. Além do título em Barcelona (92) voltou ao topo com o time de 2004, em Atenas.
foto Divulgação/CBV
Assim como Giovane, o ex-levantador Maurício entrou para a história com o ouro em Barcelona, o primeiro do vôlei brasileiro. E repetiu o feito em 2004, em Atenas, tornando-se bicampeão olímpico.
Alexandre Brum / Agencia O Dia
Um dos grandes atletas da história do vôlei brasileiro, o líbero Serginho acumulou quatro medalhas olímpicas, sendo duas de ouro - a primeira em Atenas, em 2004, e a segunda no Rio, em 2016.
KIRIL KUDRYAVTSEV / AFP
Fabi é uma das seis jogadores que participaram dos dois títulos olímpicos do vôlei feminino de quadra brasileiro: Pequim (2008) e Londres (2012). Ela atuava como líbero.
Maíra Coelho / Agência O Dia
A meio de rede Fabiana é bicampeã olímpica com a Seleção Brasileira feminina de vôlei. Os ouros vieram em duas edições seguidas: Pequim (2008) e Londres (2012). Ela foi capitã da equipe.
Marcio Mercante / Agencia O Dia
A oposto Sheilla é mais uma jogadora de vôlei que fez parte das duas campanhas vitoriosas da Seleção Brasileira em Jogos Olímpicos: Pequim (2008) e Londres (2012).
Instagram
Eleita duas vezes a melhor jogadora de vôlei do mundo, a atacante Paula Pequeno foi bicampeã olímpica com a Seleção Brasileira em Pequim (2008) e Londres (2012). Na China, foi eleita MVP.
Divulgação
A meio de rede Thaisa foi bicampeã olímpica com a Seleção Brasileira de vôlei nas edições de 2008 (Pequim) e 2012 (Londres). Atualmente, ela joga no Minas Tênis Clube.
Marcio Bruno/Hinode Barueri/ Divulgação
Jaqueline completa o sexteto de jogadoras que foram bicampeãs olímpicas com a Seleção Brasileira feminina de vôlei - Pequim (2008) e Londres. Ela foi a MVP da final de 2012.