A História das Olimpíadas

Conheça um pouco sobre o principal evento de esportes do mundo

Por O Dia

As Olimpíadas são um dos eventos mais populares do mundo, sendo o principal programa esportivo. A conexão entre as pessoas e os esportes faz com que os Jogos atraiam milhões de espectadores, seja pela arena ou pela TV.
Juan Kulichevsky
De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, em homenagem ao seu pai, Zeus. Contudo, os primeiros registros só aconteceram 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.
Onesimos
Os Jogos eram realizados na cidade de Olímpia (que deu nome à competição), na antiga Hélade. Os esportes praticados eram a corrida -chamada de drómos e dividida em hoplita, bigas e quadrigas- e o péntatlhon - que reunia cinco esportes: salto, lançamento de disco, lançamento de dardo, corrida e luta.
Fingalo
Após o fim da Hélade, no mundo antigo, as Olimpíadas caíram no esquecimento durante séculos. Somente em 1896, graças ao o Barão Pierre de Coubertin que se inspirou em fundar o Comitê Olímpico Internacional, as Olimpíadas voltaram a ser disputadas, na chamada Era Moderna. Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Reprodução
A partir de 1896, vários esportes entraram e saíram do cronograma olímpico. Isso dependia muito das decisões do Comitê Olímpico Internacional, que é responsável por selecionar a cidade sede, supervisionando o planejamento dos Jogos Olímpicos, a atualização e aprovação do programa de esportes, e negociação de patrocínios e direitos de transmissão.
Tim Hipps
A partir de Atenas 1896, foram 31 edições dos Jogos Olímpicos, sem contar a Edição de Tóquio 2021. Somando todas as modalidades já disputadas, os Estados Unidos são os maiores medalhistas, seguido da extinta União Soviética e da Grã-Bretanha.
Fernando Frazão/Agência Brasil
Dentre os milhares de esportistas que passaram pelos Jogos Olímpicos, quem se destaca no quadro de medalhas é o nadador Michael Phelps. O americano simplesmente conquistou 28 medalhas, sendo 23 de ouro. Phelps é seguido no quadro por Larisa Latynina, ginasta ucraniana que possui 18 medalhas e por Nikolai Andrianov, ginasta soviético que conquistou 15 medalhas.
Fernando Frazão/Agência Brasil
Publicado 22/07/2021 19:30