PSG, City, Chelsea e agora Newcastle... Confira alguns clubes europeus que foram vendidos

Relembre quais equipes receberam altos investimentos no velho continente

Por O Dia

Ontem, dia 7 de Outubro de 2021, foi aprovada pela Premier League a compra do Newcastle United pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) por cerca de 300 milhões de libras (2,2 bilhões de reais). É esperado que o clube inglês se torne uma grande potência do futebol mundial nos próximos anos, assim como outros equipes que foram vendidas. Relembre algumas delas:
Divulgação/Newcastle United FC
O Chelsea foi comprado em 2003 pelo magnata russo Roman Abramovich. O valor estimado da aquisição na época foi de cerca de 140 milhões de libras. Após a sua venda, os Blues conquistaram 4 títulos da Premier League e 2 Champions,
David Ramos
Em 2008, o bilionário Mansour bin Zayed Al Nahyanl comprou o Manchester City por 210 milhões de libras. Após isso s cityzens se tornaram uma potência mundial com um dos elencos mais fortes e caros da Europa e conquistando 5 campeonatos ingleses. Porém, o grande objetivo da equipe ainda não foi conquistado: vencer a Liga dos Campeões.
AFP
Comprado em 2011 pelo bilionário Nasser Al-Khelaifi, o Paris Saint-Germain é sem dúvida o caso mais emblemático da lista, pois detém grandes investimentos e as duas contratações mais caras da história: Neymar e Mbappé. Desde de sua compra, o clube francês faturou 7 títulos da Ligue 1, mas ainda sonha com o título inédito da Liga dos Campeões.
AFP
A Inter de Milão foi comprada em 2016 pelo chinês Zhang Jindong, por 270 milhões de euros. A equipe passou por uma crise e seca de títulos, mas voltou a ficar estável com a venda e conquistou o título do campeonato italiano da última temporada após 11 anos, quebrando a sequência de 9 títulos seguidos da Juventus.
Reprodução
Rival da Inter, o Milan não obteve muito sucesso após sua venda. O clube foi comprado pelo chinês Ly Yonghong em 2017, que fez muitos empréstimos e afundou o Milan em dívidas, o que refletiu dentro de campo fazendo o grande clube italiano ficar bem atrás de equipes mais poderosas. O fundo americano Elliott Management assumiu as dívidas e agora controla o Milan que, aos poucos, vai voltando aos trilhos.
AFP
Publicado 08/10/2021 17:00 Atualizado 08/10/2021 17:00