Mike Maignan é o goleiro da seleção francesaFOTO: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

O goleiro Mike Maignan, da seleção francesa, não escondeu o descontentamento com a nova regra que proíbe os arqueiros de distraírem o adversário que baterá o pênalti. Nesta quinta-feira, nas redes sociais, ele ironizou a alteração da regra.
"Novas regras do IFAB (International Football Association Board) para pênaltis em 2026: os goleiros devem estar de costas para a cobrança. Em caso de defesa, tiro livre indireto", escreveu Mike Maignan. 
A IFAB confirmou a mudança da regra nesta semana, e ela passa a valer já a partir da temporada 2023/24.
Os goleiros não poderão mais distrair o adversário que baterá o pênalti, como Emiliano Martínez, da Argentina, fez na final da Copa do Mundo do Catar. A mudança, inclusive, se tornou oficial poucos meses depois da tática - que funcionou - do arqueiro da Albiceleste.
LEIA A MUDANÇA NA REGRA 14
O goleiro defensor deve permanecer na linha de gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não se deve comportar de forma a distrair injustamente o chutador. Por exemplo: atrasar a execução do pontapé ou tocar nas traves, travessão ou rede do gol.
Esclarecimento de que o goleiro não deve se comportar de maneira que não demonstre respeito pelo jogo e pelo adversário, ou seja, distraindo injustamente o chutador.