Rio - Depois de quatro meses sem jogar em terras cariocas, por conta da interdição do Engenhão, o Botafogo retornou ao Rio de Janeiro. Ainda sem o seu estádio, e sem acordo com o consórcio que administra o Maracanã, o palco da partida contra o Náutico foi São Januário. E mesmo sem apresentar um grande futebol, o Glorioso venceu a equipe de Pernambuco por 2 a 0 e reassumiu provisoriamente a liderança do Brasileiro. Neste domingo, Coritiba e Vitória jogam e podem recuperar suas posições na tabela e passar o clube carioca.
Na próxima rodada do Brasileiro, o Botafogo enfrenta o Flamengo, no retorno das duas equipes ao Maracanã, no domingo, dia 28, às 18h30. Durante a semana, o Alvinegro tem compromisso pela Copa do Brasil contra o Figueirense. Já o Náutico encara o Internacional, na Arena Pernambuco, às 16h, no mesmo dia do clássico carioca.
O Jogo
Atuando em São Januário, o Botafogo começou a partida pressionando o Náutico. Com apenas 4 minutos, o Alvinegro chegou com muito perigo. Seedorf achou Rafael Marques, que avançou e bateu forte, mas a bola acabou indo na rede pelo lado de fora. No entanto, após a chance inicial, os visitantes acertaram a marcação e o Glorioso teve dificuldades em criar as oportunidades, mesmo mantendo a posse de bola. Aos 30 minutos, o Timbu até se lançou ao ataque e levou perigo ao gol de Jefferson com uma finalização forte de Rogério. O Botafogo respondeu logo depois com Dória, mas a cabeçada do zagueiro foi para fora. Aos 43 minutos, o Alvinegro teve sua última chance na primeira etapa, mas Rafael Marques não alcançou o cruzamento de Gabriel.
A segunda etapa começou com o Náutico adotando uma postura um pouco mais ofensiva e assustando o Alvinegro. Porém, o Botafogo se aproveitou de um espaço dado pela defesa pernambucana e abriu o placar. Seedorf lançou Elias, que havia acabado de entrar, e o atacante finalizou na saída de Ricardo Berna. O gol foi o primeiro gol marcado pelo jogador com a camisa alvinegra. Logo após o gol, o Timbu quase empatou a partida. Jones Carioca disparou e finalizou para boa defesa de Jefferson. Só que o Glorioso tinha o domínio do jogo e teve três grandes chances de ampliar, todas com Elias. Aos 17 minutos, o atacante carrimbou a trave de Berna. Depois, ele desviou com perigo um cruzamento, assustando o Náutico. E aos 28 minutos, o jogador cabeceou para fora, mesmo estando sozinho. Só que aos 32 minutos não teve jeito, Lodeiro cruzou na cabeça de Renato, que só desviou para as redes dando números finais a partida e garantindo a vitória para o Glorioso.