Por rafael.arantes

Rio - A derrota de 1 a 0 para o Goiás fez o Botafogo despencar para a quarta posição do Campeonato Brasileiro , com 53 pontos, apenas um a mais que o Goiás, quinto colocado. O risco de deixar o G4, a zona de classificação para a Libertadores, tem feito os torcedores apelarem para a calculadora, fazendo as contas sobre os pontos necessários para garantir um posto no torneio continental. Os jogadores, porém, parecem avessos às contas e preferem pensar a situação do time jogo a jogo.

"Não podemos ficar fazendo contas. Temos que pensar sempre no próximo jogo, pois existem vários fatores que podem interferir nesta disputa pelas vagas na Libertadores. O importante é termos uma pontuação que nos garanta no torneio independentemente do que acontecer em outras competições. Para conseguirmos isso temos que pensar sempre jogo a jogo", disse o zagueiro Bolívar.

Bolívar quer Botafogo focadoAndré Mourão / Agência O Dia

O xerife botafoguense, quando fala de fatores que interferem no G4, refere-se ao fato de que, se São Paulo ou Ponte Preta conquistarem a Copa Sul-Americana, o Brasileirão perde uma vaga na Libertadores, com apenas os três primeiros se garantindo. Em compensação, caso isto não aconteça e um time do G4 ganhe a Copa do Brasil, o G4 passaria a ser G-5, tranquilizando os participantes que figuram no primeiro posto.

"Vamos procurar pensar sempre na próxima partida. Não adianta fazermos contas neste momento. Faltam seis jogos e algumas coisas nos parecem óbvias, como a necessidade de vencermos sempre em casa. Mas isso não significa que vamos estar na Libertadores. O segredo é pensar em cada jogo e tentar os pontos necessários", disse o goleiro Jéfferson.

Se o Botafogo prefere pensar no próximo jogo, o desafio que está por vir é o duelo contra o Internacional, previsto para este domingo, às 17h, em Caxias do Sul (RS), pela 33ª rodada. Para este compromisso o técnico Oswaldo de Oliveira vai poder contar com o retorno do zagueiro Dória, que cumpriu suspensão diante do Goiás e vai recuperar o posto de André Bahia. No restante o time deverá ser o mesmo que atuou na capital goiana. Porém, uma definição começará a acontecer somente nesta quarta-feira pela manhã, quando está prevista a primeira atividade tática da semana.

Você pode gostar