Por pedro.logato

Rio - Com um gol logo no começo e mesmo tendo uma atuação irregular, o Botafogo conseguiu vencer o Independiente del Valle por 1 a 0, em partida disputada nesta terça-feira, no Maracanã. Com o resultado, o Glorioso se manteve na liderança do grupo 2 da Libertadores com sete pontos. Logo atrás do Alvinegro estão: San Lorenzo e o time equatoriano com quatro pontos e na lanterna a Unión Española. A equipe argentina e a chilena se encaram na próxima quinta-feira, em Santa Laura no Chile.

Na próxima partida pela Libertadores, o Alvinegro vai enfrentar a Unión Española, no Maracanã. Caso consiga a vitória, o Glorioso poderá conquistar a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Já o Independiente del Valle recebe o San Lorenzo. Os jogos são válidos pela quinta rodada da competição.

Botafogo derrotou o Del Valle no MaracanãAndré Mourão / Agência O Dia

O JOGO

Querendo uma vitória para se consolidar na liderança do seu grupo, o Botafogo começou com um ritmo alucinante e logo ao seu gol. Com apenas dois minutos, o Glorioso abriu o placar. Lucas fez boa jogada pela direita e colocou a bola na cabeça de Ferreira, o atacante desviou para o fundo das redes, colocando o Alvinegro em vantagem.

FOTOGALERIA: Fogão bate Independiente de Valle pela Libertadores

Depois do gol, a equipe da casa se acalmou um pouco demais e permitiu que o time equatoriano criasse boas chances e tivesse até o domínio da partida. Aos seis minutos, após boa trama ofensiva do Del Valle, González finalizou para boa defesa de Jefferson. Aos 23 minutos, nova oportunidade para os visitantes, desta vez com Lamas, mas a bola acabou indo para fora.

No fim do primeiro tempo, quem voltou a assustar foi o Botafogo. Jorge Wagner puxou contra-ataque, limpou e finalizou um belo chute no travessão, quase levando o Glorioso ao seu segundo gol.

A segunda etapa começou e o Alvinegro se manteve recuado. Aos 14 minutos, Guerrero chutou raspando o gol de Jefferson. A equipe enquatoriana, apesar da baixa qualidade técnica, dominava e mesmo assim empurrava o Glorioso para o seu campo de defesa. Aos 28 minutos, novamente, com Guerrero, os visitantes chegaram perto do empate. O jogador bateu para o gol, a bola desviou em Dória e Jefferson fez uma defesa sensacional, salvando o clube carioca.

No fim da partida, o time equatoriano seguiu buscando o empate, mas sem a mesma intensidade. Com isso, o Botafogo conseguiu se salvar, muito por conta da falta de tranquilidade dos visitantes na hora de definir o último passse. Com o resultado, o clube carioca está muito perto de chegar às oitavas de final da Libertadores.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 INDEPENDIENTE DEL VALLE

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Darío Ubriaco (URU)
Público: 26.837 presentes
Gols: Ferreyra 3'/1ºT (1 a 0)
Cartões amarelos: Ferreyra, Gabriel, Jorge Wagner (BOT), Henry León, Núnez (IND)

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Dankler, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel (Bolatti 29'/2ºT), Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson (Cidinho, 17'/2ºT) e Ferreyra. Técnico: Eduardo Hungaro.

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Azcona, Núnez, Andrés Lamas (Julio Angulo 43'/2ºT), Fernando León e Mario Pineida; Henry León, Mario Rizotto; Fernando Guerrero, González e Sornoza; Daniel Angulo. Técnico: Pablo Repetto.

Você pode gostar