Zé Ricardo  - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Zé Ricardo Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Por O Dia

Bahia - Na noite deste domingo, o Botafogo conquistou sua primeira vitória longe de casa. A partida contra o Vitória, que terminou em 4 a 3, deixou o comandante do Alvinegro Zé Ricardo satisfeito. Para o treinador, a rodada dupla em Salvador foi essencial para mostrar a força que o time tem.

"Pelo momento em que o time se encontra na tabela é um pouco mais sensível, complicado. Mas dentro de um planejamento que fizemos, entendíamos que alguns atletas teriam que jogar na quinta-feira, oportunizar porque vinham treinando bem. E muitos deles, quatro, cinco rodadas atrás, vinham jogando também. Não tive dúvida que teríamos uma equipe forte quinta-feira. Acho que quando você planeja e tem convicção, a chance de as coisas acontecerem são maiores", afirmou.

"Não que tenha receita, poderia não ter dado certo nem quinta e nem hoje e talvez estivéssemos sendo criticados por isso. É a convicção que você tem que ter com o trabalho e na comissão técnica. Hoje foi mostrado que temos um grupo forte. Venho falando isso com eles repetidamente, que temos time, tradição, camisa, torcida, para brigar na parte de cima. Só que o campeonato não permite erros. Hoje erramos e quase perdemos a oportunidade de ganhar. Mas saio satisfeito pelo empenho e dedicação de todos."

"Tomar gol já é difícil. Tomar gol no início da partida, repetidamente, traz um trauma grande. Você tem que fazer um esforço. Mas conseguimos manter o equilíbrio, deixamos o jogo sob nosso controle. Ao meu ver fizemos um bom primeiro tempo e conseguimos virar a partida antes do intervalo. Esse foi o grande mérito. Mas sem dúvida nenhuma são erros que precisamos corrigir porque como não deu na quinta para reverter o placar, hoje também poderia não acontecer. Fizemos os gols, criamos também na quinta e acabamos parando na trave e goleiro do Bahia. Acho que o saldo foi positivo, jogar no Barradão é sempre complicado", completou.

A vitória deste domingo foi importante para o Alvinegro se manter vivo na competição. O resultado fez com que o time subisse para a 11ª posição, podendo ser ultrapassado pelo Fluminense e Bahia. O próximo compromisso do Botafogo será no domingo, contra o São Paulo.

"Foi o poder de superação e manter o controle emocional. O que é difícil na situação em que vivemos, um gol logo cedo contra um adversário que está na mesma zona que a gente poderia desequilibrar a nossa equipe, mas mantivemos a calma e conseguimos os gols no primeiro tempo", desabafou Zé.

Zé Ricardo afirma que o fato de terem mantido o foco e a persistência de alcançar o triunfo foi essencial para o resultado.

"Situações diferentes (foi demitido do Flamengo no ano passado após perder para o Leão). Cada campeonato é uma história, cada jogo é uma história. Hoje a gente precisava fazer um jogo para vencer, mas com muito equilíbrio. É claro e evidente o crescimento do Vitória com o Carpegiani, conseguiu 10 pontos se não me engano com três vitórias e um empate. A gente sabia que a equipe deles tinha que se lançar ao ataque. Infelizmente tomamos o gol muito cedo, poderia ter prejudicado muito o nosso resultado. Mas o fato de termos mantido a cabeça no lugar e conseguido virar ainda no primeiro tempo ajuda, porque a equipe deles continuou saindo no segundo tempo, empatou, e em busca da vitória ofereceu espaços que a gente aproveitou", afirmou.

Com Jefferson e Gatito lesionados, o comandante do Botafogo precisou dar oportunidades a Diego. Contudo, para Zé Ricardo, só falta um pouco mais de experiência para que o goleiro se destaque.

"Não é toda hora em que a gente tem dois goleiros do nível de Jefferson e Gatito contundidos. Tenho muita confiança tanto no Saulo quanto no Diego. O Diego vinha treinando muito bem há semanas, depois da estreia dele contra o Sport, e eu achei por bem que queria dar uma oportunidade para ele mostrar seu potencial. Não tenho dúvida que daqui a dois, três anos, tanto o Diego quanto o Saulo serão bem vistos e serão grandes goleiros. A única coisa que falta é experiência. E experiência só se adquire jogando", contou.

 

Você pode gostar