Eduardo Barroca  - Vitor Silva / SS Press / BFR
Eduardo Barroca Vitor Silva / SS Press / BFR
Por Lance
Rio - Se o Botafogo ainda não sabe o que é vencer no segundo turno do Campeonato Brasileiro, a oportunidade perfeita chegou. Pelo menos no que diz respeito às estatísticas, o Alvinegro enfrenta o Fortaleza, nesta segunda-feira, às 20h, na Arena Castelão, pela 22ª rodada, ainda cercado de dúvidas quanto ao desempenho, mas com aproveitamento positivo nos números. A partida será transmitida em tempo real pelo LANCE!.

A equipe comandada por Eduardo Barroca se sente mais confortável contra as equipes da segunda página da tabela do Brasileirão. O desempenho até aqui explica: o Botafogo conquistou 18 dos 27 pontos diante dos times da parte de baixo da classificação. Ou seja, 77% de tudo que possui até agora no torneio. No primeiro turno, por exemplo, venceu o próprio Fortaleza, no Nilton Santos, por 1 a 0, com gol de Alex Santana.

Muito disto se dá pelo desempenho defensivo do Botafogo. Ao todo, o clube de General Severiano levou 23 gols no Campeonato Brasileiro, mas apenas dois foram para equipes da 12ª colocação para baixo - na derrota de 1 a 0 para o Goiás, no Serra Dourada, e no triunfo de 2 a 1 sobre o CSA, no Estádio Rei Pelé. Diante da seca de vitórias, o desempenho do Alvinegro na temporada até aqui é uma boa notícia para reencontrar o caminho dos resultados positivos.

Com 27 pontos conquistados, o Botafogo ocupa a 11ª colocação no Brasileirão. Com nove de distância para o São Paulo, primeiro time no G6, o Alvinegro pode voltar à estrada de uma briga por vaga na próxima Libertadores em caso de vitória. O Fortaleza, por sua vez, tem 22 pontos e na 15ª posição, e um triunfo será importante para se afastar da zona de rebaixamento.
Além de números atuais, o Botafogo confia em estatísticas históricas a seu favor. Em todo o confronto, o Alvinegro foi superado apenas uma vez para o Fortaleza: foi em 2005, pelo Campeonato Brasileiro, quando o Tricolor triunfou por 3 a 1, no Castelão, com gols de Marquinhos, Rinaldo e Ronaldo Angelim. Alex Alves descontou para o Glorioso na ocasião.

Desse resultado de 2005 para 2019, Botafogo e Fortaleza se reencontraram em quatro ocasiões, todas vencidas pelo Alvinegro. Na verdade, o aproveitamento do Glorioso é grande. São onze jogos no total, com oito vitórias do time carioca, dois empates e um triunfo do Leão, o que corresponde a um aproveitamento de 78,7% a favor do Glorioso.

Números não entram em campo, mas o histórico é animador para o Botafogo. Seja pelo desempenho no próprio Campeonato Brasileiro ou pelos resultados na história do confronto, o Alvinegro possui fatores que podem aumentar a confiança da equipe em busca do objetivo de se reaproximar da zona de classificação para a próxima Libertadores, a meta de Eduardo Barroca e cia.