O presidente Nelson Mufarrej decidirá quem será o próximo técnico do Botafogo - Vítor Silva/SSPress
O presidente Nelson Mufarrej decidirá quem será o próximo técnico do BotafogoVítor Silva/SSPress
Por Lance
Rio - O Botafogo publicou três títulos mundiais em seu site oficial. As conquistas são da Pequena Taça do Mundo de 1967, 1968 e 1970, torneio triangular sediado em Caracas, na Venezuela, que agora passam a ser considerados pelo Glorioso desta forma. Segundo informação da Rádio Tupi, o clube estuda ir à Fifa pelo reconhecimento das conquistas.

Os títulos já estavam registrados no site oficial do Botafogo, mas agora tem a descrição de "campeão do mundo". Quem fez o pedido para a mudança foi Luiz Felipe Carneiro de Miranda, grande benemérito e curador do centro de memória do clube, e ela foi aceita pelo presidente Nelson Mufarrej.

"É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no Site Oficial. Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional", explicou Mufarrej ao "Globoesporte.com" por meio de assessoria de imprensa.
Como o torneio não entregou as taças físicas aos campeões, o Botafogo confeccionará os troféus exatamente como eram. Eles serão exibidos para os torcedores.

Entre 1967 e 1970, quando conquistou três vezes o torneio, o Botafogo venceu times como Barcelona-ESP, Benfica-POR e Peñarol-URU, além das seleções da Argentina e Soviética. Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo são os outros brasileiros que venceram o torneio, que foi criado logo após a Copa do Mundo de 1950 e foi disputado até os anos 70.