Presidente Nelson Mufarrej  - Vitor Silva / SSPress / Botafogo
Presidente Nelson Mufarrej Vitor Silva / SSPress / Botafogo
Por Venê Casagrande
Rio - Após se manifestar contra o retorno das atividades, o Botafogo pode modificar o seu posicionamento. Na próxima quarta-feira, o Conselho de Futebol do clube carioca vai se reunir na quinta para decidir o retorno aos treinos. Caso se concretize esse posicionamento, o Fluminense será o único grande do Rio a ser posicionar de forma contrária.
Em entrevista coletiva concedida na última segunda-feira, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, confirmou que vai liberar treinos como rachão e coletivo no mês de junho. O Flamengo e o Vasco já haviam se posicionado de forma favorável ao retorno. O prefeito disse que Fluminense e Botafogo haviam topado, mas os clubes negaram.
Publicidade
Outro clube que disputa o Carioca que se posicionou em favor do retorno dos treinos é o Madureira. O clube da Zona Norte irá retornar às suas atividades nesta quarta-feira.
O presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, e o membro do comitê gestor do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro fizeram críticas ao posicionamento de Flamengo e Vasco, que na semana passada se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro para tratar do retorno às atividades no futebol brasileiro.
Publicidade
 
*Após a publicação da matéria, o departamento de comunicação do Botafogo enviou o seguinte comunicado: 
Publicidade
"O Comitê Executivo de Futebol tem se reunido todos os dias e não há previsão de retorno aos treinos, principalmente após o recorde de registro de mortes no Rio de Janeiro nesta terça-feira."
A reportagem, entretanto, mantém a posição, pois a informação foi passada por um dirigente do Botafogo, através do Whatsapp, aplicativo de conversa. A conversa não será exposta para preservar o nome da pessoa.
Publicidade
O presidente do Madureira, Elias Duba, inclusive, deu entrevista exclusiva ao jornal O Dia e revelou a conversa em que teve com Montenegro, dirigente do Botafogo.
"Eu acabei de conversar com Montenegro. O Botafogo não tem chances matemáticas, ele só acha que não seria o momento de jogar. A treinar, ele acha que pode treinar. Essa foi a posição: treinar não teria problema algum. Ele só acha que a gente não deve jogar antes do final do mês de junho. A gente precisa terminar antes de julho porque vai começar o Brasileiro. Eu estranhava o parecer do Botafogo, mas fui esclarecido que a intenção de treinar não há problema. Ele só questiona hoje a data de jogos. Eu acho que a gente termina o campeonato com menos de 15 dias. Pode ser entre o dia 20 de junho e 5 de julho. Madureira começa a treinar amanhã, com avaliações físicas, com grupos diferenciados."
Publicidade
 
*Matéria atualizada às 21h48, do dia 26 de maio de 2020.