Honda - Vitor Silva/Botafogo
HondaVitor Silva/Botafogo
Por O Dia
Rio - Com menos de um ano no Brasil e no Botafogo, Keisuke Honda já foi acolhido como xodó da torcida. O carismático jogador não precisou de muito tempo para conquistar seu lugar no coração dos torcedores desde que chegou em fevereiro. O japonês foi recebido com muita festa no aeroporto e no estádio Nilton Santos.
A barreira da língua e as diferenças culturais não são grandes empecilhos para Honda que chegou com a intenção de fazer história no clube. Assim que estreou, o meia marcou de pênalti contra o Bangu pelo campeonato carioca.
Publicidade
O jogador tem se esforçado para superar a questão do idioma. Honda, que além do japonês, também fala em inglês, e tem facilidades para idiomas latinos, já que passou no Milan (Itália) e no Pachuca (México) e agora tem tentado aprender português.
A resenha de vestiário ainda passa praticamente despercebida por Honda, que não entende grande parte das brincadeiras. Mas para os assuntos sérios, o atleta contratou um professor de português que atua como seu intérprete e o acompanha sempre que dá. Apesar de tudo, dentro de campo, o japonês se entende bem com seus companheiros de time.
Publicidade
Honda e o samba
Pelas imagens de bastidores divulgada pelo clube, é notável como Honda tem um bom relacionamento com os companheiros. Uma imagem que chamou a atenção, foi do jogador comemorando em campo com o time após a vitória que eliminou o Vasco na Copa do Brasil.
Publicidade
Um pouco tímido no começo, o japonês apenas batia palmas e acompanha a festa dizendo "very good" (muito bom, em português), até que então, Matheus Babi o convidou para dançar. Honda aceitou e caiu no samba.
O que sobra de carisma, falta no gingado brasileiro ao atleta. Mas o bom relacionamento, principalmente com os jovens do time, chama a atenção.