Por pedro.logato

Rio - Domingo é dia de Fla-Flu, mas também de reencontro no Maracanã. O de Fred com o desafeto Mano Menezes e o de Vanderlei Luxemburgo com o clube do coração. Reconhecido pelo charme, o clássico promete ganhar em emoção, rivalidade... Estacionados no meio da tabela, Fluminense e Flamengo, ambos com 14 pontos, vislumbram a possibilidade de iniciar a arrancada no Campeonato Brasileiro com uma convincente vitória.

Fred e Mano se encaram no Fla-FluAgência O Dia

O clássico colocará pela primeira vez frente a frente o atual dono da camisa 9 do Brasil e o ex-técnico da Seleção, que começaram a se estranhar no ano passado. A polêmica teve início quando Seu Juarez, pai de Fred, revelou o que o filho teria simulado uma lesão para pedir dispensa do amistoso com a Argentina. A declaração foi concedida durante a comemoração do Fluminense pelo título da Taça Guanabara e gerou mal-estar e, coincidentemente, o sumiço do artilheiro nas convocações seguintes.

Preterido, Fred chutou o balde, criticou a postura do declarado inimigo e se viu mais longe da Seleção. Cobrado pela imprensa e pela torcida, Mano cedeu à pressão devido ao irrepreensível desempenho de Fred pelo Fluminense, artilheiro e campeão com três rodadas de antecedência. Convocado para o SuperClássico das Américas com a Argentina, o atacante fez gol, o Brasil foi campeão e Mano Menezes foi demitido no dia seguinte, 23 de novembro.

A mudança de comando beneficiou Fred. Com a chegada de Luiz Felipe Scolari, ele se firmou na Seleção, brilhou na conquista da Copa das Confederações e foi um dos artilheiros da competição. Em alta e com um pé na Copa do Mundo de 2014, na opinião dos críticos, Fred prefere se afastar de qualquer polêmica às vésperas do Fla-Flu.

“Não tem disputa com Mano. É tudo normal, meu duelo será contra os zagueiros, os volantes, os laterais... Meu desafio é contra o Flamengo e buscarei fazer os gols”, revelou Fred.

Luxa espera despertar a rivalidade do clássico

No reencontro com o Flamengo, Vanderlei Luxemburgo não muda o discurso de sua chegada. Mas a paixão pelo Rubro-Negro é tão grande quanto a vontade de vencer o Fla-Flu. Saudosista, o técnico crê que o charmoso clássico perdeu espaço nos últimos anos para a rivalidade entre Flamengo e Vasco.

O equilíbrio entre os dois clubes na tabela pode ser um ótimo incentivo para aquecer a rivalidade, que anda um pouco adormecida. Campeão sobre o Flamengo como técnico de Santos e Cruzeiro, Luxa defende seu profissionalismo.

“Não tem nada pessoal. Sim, profissional. Este é um clássico de rivalidade adormecida. E queremos reviver isso. Será importante vencer para crescermos na tabela. Quem perder será sacaneado, mas na tabela não muda muito”, disse.

Você pode gostar