Resumo da rodada: Fla e Botafogo deixam o Z-4 e Flu liga o sinal de alerta

Rubro-Negro e Alvinegro saltaram cinco posições na tabela de classificação; Tricolor vê o São Paulo encostar na briga pela zona de classificação para Libertadores

Por bernardo.argento

Rio - Botafogo e Flamengo foram os grandes vencedores da rodada na briga contra o rebaixamento. Os dois ganharam seus jogos e subiram cinco posições. Mesmo atuando fora de casa, o Rubro-Negro despachou o Coritiba por 1 a 0, com gol de Everton. O triunfo fez a equipe saltar para 14ª colocação, ficar fora da degola e afundar de vez o Coxa, que segura a lanterna.

Flamengo venceu a primeira fora de casa e de quebra conseguiu escapar do G-4Estadão Conteúdo

O Alvinegro também cumpriu seu papel. Após bater o Fluminense, com gols de Daniel e Zeballos, no Mané Garrincha, em Brasília, o time está em 12º. O destaque foi a boa atuação do Glorioso após a promessa do fim dos salários atrasados com ajuda de torcedores ilustres.

O Tricolor, por sua vez, liga o sinal de alerta e só continua no G-4 pelos critérios de desempate. O São Paulo ganhou o clássico diante do Palmeiras e possui os mesmos 26 pontos do clube das Laranjeiras. O Verdão vive um calvário no Brasileirão. Sem vencer há nove jogos, a entranda na zona da degola foi inevitável e agora a equipe está em 17º.

Na briga para entrar na zona de classificação da Libertadores, o Atlético-MG decepcionou. Vencia o Figueirense por 2 a 1, no Orlando Scarpelli até os 48 minutos do segundo tempo, quando tomou o gol de empate e estacionou na sexta posição. O time catarinense segue no Z-4, após o tropeço em casa. Atlético-PR e Sport 'morreram' abraçados na Ilha do Retiro. O empate em 1 a 1 impediu que os dois clubes chegassem mais perto do G-4. O Furacão é sétimo e o Leão o nono.

Botafogo venceu o clássico contra o Fluminense e deixou o Z-4Estadão Conteúdo

Ainda no meio da tabela, o Grêmio se recuperou após um jejum de três jogos sem pontuar. Venceu o Criciúma por 2 a 0 em casa e pulou para oitavo. Este foi o primeiro triunfo de Felipão após assumir o comando do clube. O Tigre viu a zona do rebaixamento se aproximar, está em 15º e não ganha há cinco rodadas. Outro que por poucou não entrou no Z-4 foi o Vitória. Mesmo atuando no Barradão, o time não saiu do zero diante da Chapecoense e está em 16º. A equipe catarinense é a 13ª.

Ainda na zona de rebaixamento, o Bahia pôde comemorar o empate contra o Corinthians, fora de casa. O Tricolor conseguiu segurar o ímpeto dos paulistas e a partida terminou em 1 a 1. O resultado impediu que o Timão encostasse no líder Cruzeiro.

A Raposa, por sua vez, não tomou conhecimento do Santos, e aplicou um 3 a 0, no Mineirão e está isolada na primeira posição, com 33 pontos, dois a mais que o Internacional. O Colarado fez sua parte e venceu o Goiás, no Serra Dourada, por 1 a 0. O time comandado por Abel Braga vive ótima fase e venceu os últimos cinco jogos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia