Torcedores sofreram com confusão na final da Taça Guanabara entre Vasco e Fluminense - Luciano Belford/Agência O Dia
Torcedores sofreram com confusão na final da Taça Guanabara entre Vasco e FluminenseLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A confusão na final da Taça Guanabara entre Vasco e Fluminense terá mais um capítulo na próxima terça-feira, dia 26 de fevereiro, quando o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) vai julgar Fluminense, o presidente tricolor, Pedro Abad, e o jogador vascaíno Fellipe Bastos. Além deles, Luciano e Airton também serão julgados pelas expulsões no clássico.

O caso mais polêmico é em relação ao Fluminense, já que a Procuradoria do Tribunal entendeu que o clube não deveria ter entrado na Justiça Comum para buscar seu direito no contrato de ficar no setor sul do Maracanã. Por isso, o Tricolor foi denunciado no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), cuja pena é exclusão do Campeonato Carioca e multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

Apesar da denúncia, as chances de o Fluminense ser punido são consideradas mínimas. O clube ainda foi denunciado no artigo 258-D, que é relacionado a Pedro Abad. O presidente tricolor foi denunciado nos artigos 243-D (incitar publicamente o ódio ou a violência) e 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou ética desportiva). Para a Procuradoria, o dirigente foi o único culpado pela confusão na final ao pedir à Justiça jogo com portões fechados, além de de ter convocado a torcida "à guerra". Ele pode ser suspenso por até dois anos.

Ainda pelo lado tricolor, Luciano foi denunciado no artigo 250 (praticar ato desleal ou hostil), cuja pena varia de um a três jogos. Já Airton, pode ser suspenso de um a seis jogos pelo artigo 243-F (ofender alguém em sua honra).

Pelo Vasco, o único denunciado foi Fellipe Bastos pelo vídeo com cânticos homofóbicos como provocação ao Fluminense, na comemoração do título. O jogador foi denunciado em dois artigos. No 243-G (praticar ato discriminatório), cuja pena é de cinco a dez jogos, e no 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou ética desportiva), com punição de 1 a 6 partidas.

Você pode gostar
Comentários