Rio de Janeiro 16/06/2019 - COPA AMERICA - A. Hassan do Qatar durante partida contra a selecao do Paraguai no estádio do Maracana, neste domingo 16. Foto: Luciano Belford/ Agência O Dia.. - Luciano Belford/Agência O Dia
Rio de Janeiro 16/06/2019 - COPA AMERICA - A. Hassan do Qatar durante partida contra a selecao do Paraguai no estádio do Maracana, neste domingo 16. Foto: Luciano Belford/ Agência O Dia..Luciano Belford/Agência O Dia
Por Yuri Eiras e Hugo Perruso
Rio - O Maracanã completou 69 anos de sua inauguração neste domingo (16), e se o estádio não contou com um público digno de sua história, pelo menos recebeu uma partida divertida. O Paraguai empatou com o Catar em 2 a 2, em mais um resultado surpreendente do Grupo B da Copa América. No sábado, a Argentina perdeu para a Colômbia por 2 a 0. Argentina e Paraguai se enfrentam na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Catar pega a Colômbia.
Os poucos brasileiros presentes se dividiram na torcida. Boa parte dos que decidiram apoiar o Paraguai o fizeram por conta de Gatito Fernández. Muitas camisas do Botafogo foram vistas no Maracanã, e o goleiro alvinegro era aplaudido a cada toque na bola. Quem ficou do lado do Catar optou pela solidariedade de torcer pela equipe mais fraca. Torcedores tentavam puxar cânticos de apoio - 'Olê, olê, olê, olá, Catar, Catar!' -, mas não emplacou.
Publicidade
Um erro de saída do goleiro Saad Alsheeb animou o jogo logo no primeiro minuto, e os sul-americanos quase marcaram. No lance seguinte, o português naturalizado catari Pedro Correia colocou a mão na bola e o árbitro marcou pênalti para o Paraguai. Cardozo encheu o pé e abriu o placar, aos três. O Catar tinha dificuldades para construir jogadas. Numa das poucas oportunidades, Hassan cruzou rasteiro na área e Alhaydos quase marcou.
Nos primeiros 20 minutos o Catar pareceu sentir a pressão de estrear na Copa América, mas passou a gostar do jogo à medida que o Paraguai recuava. O jogo ficou truncado, com poucas chances de lado a lado. Aos 42 minutos, Hasan mandou uma bomba de fora da área e a bola passou perto da trave. Três minutos depois, Abdulla ficou cara a cara com Gatito e obrigou o goleiro a fazer grande defesa.
Publicidade
Segundo tempo com árbitro de vídeo
Assim como no primeiro tempo, o Paraguai voltou para o segundo tempo fazendo gol, com Oscar Cardozo, aos dois minutos. A diferença foi que, desta vez, o VAR pegou um impedimento no lance. Aos 10, os paraguaios voltaram a marcar, e desta vez valeu. Derlis González, do Santos, que havia entrado no segundo tempo, acertou um belíssimo chute de fora da área. O gol do Catar foi parecido, aos 22 minutos: Almoez Abdulla viu Gatito adiantado e bateu no ângulo, de fora da área.
Publicidade
Com o gol, o Catar percebeu que podia mais. O campeão da Copa da Ásia decidiu partir para o tudo ou nada, e conseguiu o surpreendente empate aos 32 minutos. O time catari chegou à área após uma inteligente troca de passes. Khoukhi chutou e Gatito Fernández fez bela defesa com os pés, mas a bola subiu e morreu no fundo das redes. Rodrigo Rojas tentou impedir o gol, mas acabou se machucando.