Peru derrotou a Bolívia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Peru derrotou a BolíviaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por LUCIANO PAIVA
Rio - O Carnaval fora de época carregado de sotaque espanhol da torcida peruana, que compareceu ontem em grande número ao Maracanã, foi mesmo o combustível que a equipe precisava para vencer a Bolívia por 3 a 1, de virada, compromisso válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa América. Marcelo Moreno, de pênalti, abriu o placar para os bolivianos, mas Paolo Guerrero, Farfán e Flores garantiram que a festa mudasse de lado no templo do nosso futebol.

Antes de a bola rolar, logo na chegada ao Maraca, a galera do Peru pintou a área próxima à rampa da Uerj de vermelho e branco, com muita batuque, lhamas infláveis e os mais variados cânticos - dois deles até usado por botafoguenses e vascaínos em jogos das equipes.
Em campo, muita correria (principalmente do Peru, que ganhava todas na corrida) e pouca inspiração de ambos os lados. O jogo só melhorou mesmo depois que o árbitro, com auxílio do Árbitro de Vídeo, marcou pênalti após chute de Saucedo ter explodido no braço de Zambrano. Na cobrança, Marcelo Moreno, aniversariante da noite - completou 32 anos -, marcou, aos 27 minutos. Os peruanos só ficaram menos tensos depois que Guerrero, aos 44, recebeu belo lançamento, deu um drible da vaca no goleiro e empatou. O camisa 9, maior artilheiro da seleção nacional (36), igualou-se ao chileno Vargas como o jogador em atividade com mais gols na Copa América

Guerrero aumentou eu número como maior artilheiro da história da seleção peruana (agora são 36) e igualou-se a Vargas, do Chile, como maior em atividade na Copa América: 12.

No segundo tempo, o Peru resolveu a parada logo aos nove minutos. Guerrero recebeu na esquerda, se ajeitou para a direita e colocou na cabeça de Farfán, que testou bonito como manda o manual, para o chão: 2 a 1. No fim, Flores ainda ampliou para os peruanos.