Por rafael.arantes
Portugal - Nos séculos XIV e XV, os portugueses eram os craques da navegação e conseguiram novos caminhos para chegar à Índia fugindo da rota do Mar Mediterrâneo. Desbravaram o Atlântico e em 1500 aportaram no Brasil. Exatos 514 anos depois, os lusitanos chegarão a terras brasileiras para a Copa do Mundo, mas de avião, e, se não são os reis do futebol, pelo menos têm o melhor jogador do mundo: Cristiano Ronaldo.

Portugal é sinônimo de tradição. Na gastronomia, o bacalhau é sagrado, assim como os deliciosos doces feitos a partir da gema de ovo. Barriga de freira, pastel de Belém, pão de ló e cavaca são alguns deles e a origem de suas receitas é inusitada. Na idade média, as freiras precisavam das claras dos ovos para engomar as toucas que usavam. Para não desperdiçar as gemas, começaram a criar os doces.

Craque Português! Cristiano Ronaldo não consegue conter a emoção ao receber a Bola de OuroReuters

A influência portuguesa da época das navegações pode ser vista nos dias de hoje, do Japão aos EUA, passando pela Inglaterra. A tradição do chá das 5 teria sido introduzido na Grã-Bretanha pela rainha Catarina de Bragança. Além disso, o famoso bairro do Queens (rainha, em inglês), em Nova Iorque, foi batizado em sua homenagem. O vocabulário japonês também tem palavras originárias do português — fruto da convivência entre os dois povos na época do comércio de especiarias no Oriente — como botan (botão), kappa (capa), konpeito (confeito), oranda (Holanda), pan (pão), shabon (sabão) e tabako (tabaco).

NADA DE MANUEL OU JOAQUIM
Publicidade
No estereótipo criado pelos brasileiros, os portugueses sempre se chamam Manuel ou Joaquim. No entanto, os nomes que mais se repetem em Portugal são João e Miguel, por causa de dom João VI e de seu filho dom Miguel — pai e irmão de dom Pedro I, imperador do Brasil.
Um dos sobrenomes mais comuns do Brasil, o Silva, não vem de terras lusitanas. Surgiu no Império Romano e era o nome dado aos habitantes das matas (silva em latim significa selva). Para manter o anonimato, muitos portugueses ao chegarem aqui escolheram esse sobrenome.
Nos rádios, o fado é sucesso e está para os portugueses como o samba para nós. É cantado por uma pessoa acompanhada de um violão clássico, mas atualmente existem novas vertentes do fado que combinam até música eletrônica.
Publicidade
Nas paredes das casas e prédios, os azulejos são uma marca registrada. Recentemente, virou tendência na moda, que aproveita a estampa e o colorido para enfeitar as roupas.