Por rafael.arantes
Castelão foi o primeiro estádio a ser reinaugurado após reforma para a CopaAndré Luiz Mello / Agência O Dia

Fortaleza - O Castelão foi o primeiro estádio a ser reinaugurado após as reformas para a Copa do Mundo deste ano. Desde então, a arena já recebeu jogos do Campeonato Brasileiro, Estadual, Copa do Brasil e das Confederações. O público não perde tempo quando o assunto é ir para as arquibancadas para assistir à Seleção ou o time do coração entrar em campo. No entanto, o problema maior é justamente conseguir chegar lá. Em mais uma edição do "Raio-X dos estádios", as questões de tráfego e arredores de um dos estádios da Copa foram detectadas como os principais problemas existentes.

Aos 39 anos, o advogado Glauber Lima reside em Fortaleza e já teve a oportunidade de ir a diversos jogos após a reforma do Castelão. Se a sensação dentro do estádio continua sendo a melhor possível, chegar até ele é o problema em questão. As obras incompletas e as dificuldades no lado externo do estádio ainda geram dor de cabeça para os torcedores locais.

"Já fui em alguns jogos antes, depois e na própria Copa das Confederações. Numa das partidas que estive presente (Ceará x Palmeiras - Série B 2013), o caos reinou nos acessos ao estádio. O caminho até a arena, a entrada, etc... Muita fila e nenhuma informação nos arredores. O entorno do Castelão continua em obras e a promessa é de que fique tudo pronto para a Copa, mas acho difícil estar tudo certo até lá", disse Glauber, que ainda recordou uma boa saída para o tráfego até o estádio durante o Mundial.

Advogado Glauber Lima cita problemas no entorno do Castelãoarquivo pessoal

"Acredito que maneira mais fácil de chegar ao estádio deve ser a mesma utilizada nas Confederações. Um ônibus gratuito levando a população até a arena, saindo de lugares estratégicos da cidade", acrescentou.

Se o lado externo ainda gera dor de cabeça para os torcedores, o interior do estádio é só elogio. O advogado também fez um leve balanço do que viu dentro da arena e aprovou praticamente 100% do que foi encontrado no lendário Castelão. O alto investimento parece ter sido aprovado quando o assunto é bola rolando e torcida na arquibancada.

"O estádio, em si, está muito bom. Área climatizada, um gramado impecável, acessos até por elevadores... Apenas a circulação de ar dentro da arena que me incomodou um pouco. Mas está sendo tudo feito numa grande organização. Com lanchonetes e estruturas de lazer e serviços de informações muito bem adequados", comentou.

Primeira arena a ser inaugurada, o Castelão recebeu um investimento de R$ 518,6 milhões. O estádio ganhou um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e novas estruturas como camarotes, setor de imprensa, zona mista, área VIP e uma renovação total nos vestiários. A nova cobertura faz com que todos os assentos do estádio estejam cobertos e protegidos. Uma grande praça externa envolve todo o estádio, o espaço é de 55 mil metros quadrados. O público também contará com um espaço maior. A lotação da arena passou para 67.037 lugares.

Seleção brasileira já esteve no Castelão após a reforma e voltará na CopaAndré Luiz Mello / Agência O Dia

A reforma durou quase dois anos e o estádio foi reinaugurado no dia 16 de dezembro de 2012. Uma cerimônia especial contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o ministro Aldo Rebelo, o governador do Ceará, Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o secretário da Copa no estado, Ferruccio Feitosa e um show do cantor Fagner. A empresa Arena Castelão Operadora de Estádio S/A será responsável por cobrir todas as despesas com água, telefonia, esgoto e com pessoal de manutenção e conservação. A parceria tem um prazo de duração de oito anos.

Os jogos do Castelão na Copa do Mundo

DataHoraFasePartida
14/0616:00Grupo DUruguai x Costa do Marfim
17/0616:00Grupo ABrasil x Mexico
21/0616:00Grupo GAlemanha x Gana
24/0617:00Grupo CGrécia x Costa do Marfim
29/0613:00Oitavas de final1º B x 2º A
04/0717:00Quartas de finalJogo 57



Você pode gostar