Por rafael.arantes

Rio - Lesões, má fase, confusão com treinadores e até a não classificação... São muitos os motivos que podem tirar o sonho de um jogador disputar a Copa do Mundo. Para o Mundial deste ano, uma imensa lista de craques acabou ficando fora da maior festa do futebol. Desde a ausência na lista oficial até a certeza de que não teria sua bandeira em solo brasileiro o trauma de grandes nomes se faz presente. 

Má fase%2C lesões%2C eliminações%2C problemas internos... Grandes craques são baixas da Copa do Mundo. Robinho, Cole, Vidic e Valdés estão fora do MundialArte%3A O Dia Online

Recentemente, um canal de humor na internet, chegou a lançar a campanha #vemibra, brincando com o fato do atacante sueco Zlatan Ibrahimovic não vir ao Brasil para jogar o Mundial, já que a Suécia não garantiu a vaga ao ser eliminada por Portugal na repescagem. A lista, por sua vez, é extensa. Uma legião de craques acabou ficando fora do torneio mais importante do futebol. Não é difícil montar uma seleção de grandes talentos com as baixas e, até no álbum da Copa, o fato marcou presença. Figurinha certa do Brasil, Robinho não foi selecionado por Felipão.

Entre os camisa 1, Petr Cech é a grande ausência. O goleiro do Chelsea não conseguiu levar a República Checa a mais um Mundial e será baixa na Copa que também não contará com o alemão Ter Stegen, recém-contratado pelo Barcelona. Pelo Brasil, Diego Cavalieri, campeão na Copa das Confederações, perdeu a vaga para Victor, do Atlético-MG.

No setor defensivo, a ausência de Ashley Cole é a maior surpresa. O lateral não foi lembrado pelo técnico Roy Hodgson e não defenderá a Inglaterra no Mundial. Ainda na defesa, o zagueiro Miranda, do Atlético de Madri, não apareceu entre os 23 selecionados de Felipão e aguarda na lista de espera da seleção brasileira. O atleta é um dos destaques do time espanhol finalista da Liga dos Campeões.

Bale vive o drama de não ver sua Seleção classificada para a Copa. Além dele, Totti, Phillipe Coutinho, Nasri e Pizarro não vão atuarArte%3A O Dia Online

De outro lado, o craque Gareth Bale continua longe dos gramados dos Mundiais. O meia galês ainda não viu sua seleção garantir uma vaga na Copa e pode repetir o acontecido com Ryan Giggs, que não conseguiu marcar presença na competição durante sua carreira, atuando somente em Jogos Olímpicos. Já na França, o treinador Didier Deschamps deixou o jovem Nasri fora da convocação, gerando polêmicas até mesmo com a namorada do atleta nas Redes Sociais: "F#@$-%& a França e o Deschamps", publicou.

Para fechar os setores, Carlos Tevez surge como uma das maiores baixas entre os atacantes da Copa. O argentino não marcará presença no Mundial e fez questão de declarar sua revolta pela decisão do treinador Alexandre Sabella durante entrevista à Sky Sports no mês passado, quando já imaginava estar fora dos planos da equipe hermana.

"Acho que sou uma pessoa muito direta, e isso não faz de mim uma boa pessoa. O Sabella não deve ter Sky", disparou o atleta questionando se o treinador argentino teria acompanhado seu bom desempenho na Liga Italiana. 

As baixas, em si, ainda podem aumentar. No início de junho, a Fifa obriga cada treinador a divulgar os 23 nomes que irão defender suas Seleções na Copa. Até o momento, muitas equipes contam com uma lista de pré-selecionados, que podem chegar até o número de 30 atletas. 

Liderados por Tevez%2C atacantes renomados não vão estar na Copa. Mário Gomez, Loco Abreu e Luca Toni estão fora de suas equipes. Já Ibrahimovic não conseguiu classificar a Suécia para o Mundial deste anoArte%3A O Dia Online

CONFIRA OUTRAS BAIXAS DAS SELEÇÕES DA COPA:

Brasil: Diego Cavalieri, Miranda, Filipe Luis, Lucas Leiva, Phillipe Coutinho e Lucas Moura
Chile: Humberto Suazo
Costa Rica: Bryan Oviedo
Croácia: Josip Simunic
Espanha: Victor Valdés, Álvaro Arbeloa, Carlos Marchena e Joan Capdevila
França: Gael Clichy
Holanda: John Heitinga e Joris Mathijsen
Itália: Alberto Gilardino e Emanuele Giaccherini
México: Carlos Vela
Portugal: Danny


Você pode gostar