Por ulisses.valentim

São Paulo - O MPT (Ministério Público do Trabalho) constatou irregularidades na Arena Corinthians, durante vistoria realizada na manhã desta quinta-feira, e ameaça interditar novamente as obras do estádio. Os fiscais do órgão público apontaram problemas na movimentação de cargas e jornada excessiva de trabalho dos operários na instalação das arquibancadas móveis provisórias, situadas nos setores Norte e Sul do estádio.

"Há um mês, o Ministério do Trabalho esteve aqui e constatou algumas irregularidades na construção das arquibancadas provisórias. Essas irregularidades persistem", diz o procurador do Trabalho Roberto Pinto Ribeiro. "Nosso próximo passo é entrar em contato com o MPT solicitando nova inspeção e, se for o caso, interditar."

Arena Corinthians não está prontaEfe

O procurador-geral do Trabalho de São Paulo, Luís Antônio Camargo, reforça que o problema está em uma área específica das obras. "Nossa principal preocupação continua a ser a arquibancada provisória. Em alguns desses setores, o meio ambiente de trabalho não é seguro", diz.

O MPT solicitará que auditores fiscais do Trabalho façam uma nova vistoria na obra, em data ainda incerta. O órgão ressalta que as eventuais interdições podem ser pontuais e não atingir a obra inteira.

Andrés Sanchez promete solução

Os representantes do MPT disseram que Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e atual administrador do estádio, havia se comprometido a resolver os problemas, já apontados em vistoria anterior. Presente no Itaquerão durante a visita desta quinta, o dirigente corintiano não se pronunciou, mas, de acordo com os fiscais, novamente se dispôs a resolver as irregularidades.

Por ora, o Ministério Público do Trabalho não pedirá a paralisação das obras. Mas isso pode ocorrer daqui a 15 dias, quando o órgão fará nova visita à Arena Corinthians. Nesta data, o estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo, no jogo entre Brasil e Croácia, dia 12 de junho, já estará sob a responsabilidade da Fifa.

O primeiro jogo oficial do estádio corintiano acontecerá no próximo domingo, quando o Corinthians enfrenta o Figueirense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Um dos alvos do problema, as arquibancadas móveis não será utilizadas, a exemplo do que ocorreu no último sábado, durante o evento-teste que reuniu ex-jogadores do Corinthians e o volante Elias.

Você pode gostar