Por bernardo.argento

Rio - No ataque, o Brasil tem Neymar, que pode ser o principal nome da Copa. Mas não é apenas o setor ofensivo que chama a atenção. Com astros de primeira grandeza do futebol mundial, a defesa virou o porto seguro do time de Scolari. David Luiz, o zagueiro mais caro do mundo, forma dupla com Thiago Silva, capitão do Brasil e também do Paris Saint-Germain.Já nas laterais, Marcelo vem embalado pela conquista da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid, enquanto Daniel Alves é titular do poderoso Barcelona desde 2008.

“A Seleção é forte em todos os setores e a defesa se encaixa a cada dia, aproveitando o talento individual dos jogadores, que são referência em grandes equipes da Europa. Tenho certeza de que nós defensores temos tranquilidade e confiança em nossos volantes, meias e atacantes, como eles têm em nós. Só a Seleção ganha com isso”, disse Thiago Silva.

Na Era Felipão, com Daniel, Thiago, David e Marcelo jogando juntos, o Brasil nunca perdeu, sofrendo apenas quatro gols em sete partidas, com seis vitórias e um empate. “Ter jogadores renomados impõe respeito aos adversários e dá confiança para a equipe”, destaca o coordenador-técnico Carlos Alberto Parreira.

David Luiz é o zagueiro mais caro da história do futebol Divulgação

A defesa já arrancou elogios até de Pelé, que a considera mais eficaz do que o ataque. É ali que estão também as principais lideranças. Três dos quatro capitães do time de Felipão são do setor. Além de Thiago Silva, David Luiz e Julio Cesar são apontados como outros líderes, ao lado de Fred.

O goleiro do Toronto, mesmo vivendo fase de questionamentos, tem a confiança da comissão técnica e, no ano passado, brilhou como o melhor da posição na Copa das Confederações. Os zagueiros titulares, que já jogam juntos desde a época de Mano Menezes, serão companheiros na próxima temporada no PSG.

“Vamos nos esforçar ao máximo para realizar o melhor trabalho. Sabemos que essa parceria pode nos ajudar muito, mas, se o David e o Thiago não quiserem correr, não vale nada”, afirmou David Luiz, que teve a transferência do Chelsea para o PSG por valor estimado em R$ 188 milhões. Thiago Silva custou aos franceses R$ 128,2 milhões, em números já corrigidos.

Você pode gostar