Por pedro.logato

Rio - A primeiro italiano a chegar a Mangaratiba não é um craque da bola, mas manda muito bem nos pedais. Enquanto a seleção tetracampeã mundial era esperada na pequena cidade da Costa Verde, Bonfanti Oliviero, 58 anos, desfilava para cima e para baixo contando suas histórias, colhidas nos quatro cantos do mundo.

Divorciado há dez anos e pai de três filhos, o italiano trocou sua vida pacata em Bergamo por uma experiência mundo a fora. Aposentado e ecologista ativo, Bonfanti realiza anualmente uma grande viagem sobre duas rodas com o objetivo de valorizar as pequenas coisas e agregar histórias a um livro que pretende escrever.

Italiano Bonfanti Oliviero viaja pela América Latina de bicicleta Ernesto Carriço / Agência O Dia

O trajeto atual teve início no dia 1 de maio, em Buenos Aires, Argentina. Depois, passou por Uruguai, Paraguai e, finalmente, do Sul ao Sudeste. Seu destino final é o Haiti, em setembro. Segundo ele, o Brasil é o mais belo país que já visitou e está pronto para a Copa.

“Há problemas em todos os lugares, é claro, mas peço que o povo seja otimista, essa é uma grande oportunidade para o Brasil. Um país incrível”, afirma, sorrindo.

A paixão pelo futebol está no sangue, assim como nos brasileiros. E a passagem dele por Mangaratiba não é por acaso. Bonfanti pretende tirar uma foto com todos os jogadores da Azzurra antes de seguir viagem e espera ver sua seleção campeã mundial. Mas seu maior sonho é conhecer o Rei Pelé:

>>> LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

“Vai ser emocionante encontrar meus irmãos italianos. Espero ter essa oportunidade e dar sorte a eles. Mas também sou um torcedor do Santos por causa de Pelé. O maior de todos”.

A cada foto, Bonfanti contagia a galera e imprime sua marca registrada: a ‘ale’, algo parecido com a nossa ‘ola’. O gesto é uma homenagem ao filho Alessandro, deficiente físico. Mesmo longe de casa, a família é seu combustível.

Mangaratiba está no clima de CopaErnesto Carriço / Agência O Dia

Longe dos olhos da torcida

A passagem da seleção da Itália por Mangaratiba deve passar longe dos olhos da população local. A delegação pegará um caminho por fora do centro da cidade e seguirá nesta sexta ao resort, na rodovia Rio-Santos. As únicas menções à visita dos italianos são uma placa localizada na entrada principal da cidade, dando as boas-vindas, e as bandeirinhas que enfeitam a praça central.

A seleção italiana realiza a primeira atividade na tarde de hoje e ficará em Mangaratiba até o dia 12, quando viaja para Manaus, onde estreará no Mundial, contra a Inglaterra, dia 14. Antes, porém, a Azzurra fará um amistoso com o Fluminense, domingo, em Volta Redonda.

Você pode gostar