Por fabio.klotz

Rio - Os dois últimos versos do hino de Camarões alimentam o sentimento que servirá de incentivo para a equipe contra o Brasil, segunda-feira, no estádio Mané Garrincha. Já eliminados da Copa do Mundo, os africanos têm na fome por dignidade a motivação para buscar a vitória em Brasília.

“Nossos trabalhos, nossas vidas/são para seu amor e sua grande honra”, diz a letra.

Marcelo não se ilude com eliminação do rival de segunda-feiraAndré Mourão

E é esse comprometimento com a própria terra que pode fazer os camaroneses superarem os problemas internos. E que mantém a Seleção em alerta para não ser surpreendida pelo bote dos Leões Indomáveis. Marcelo dribla o salto alto e ressalta as qualidades do próximo rival:

“Copa do Mundo não tem jogo fácil. A seleção de Camarões a gente sabe como é: forte e com qualidade. A gente vai para o jogo fazendo o nosso trabalho e respeitando sempre o rival.”

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da seleção brasileira na Copa do Mundo

O zagueiro David Luiz mantém o discurso cauteloso, mas não foge da responsabilidade.

“Eles vêm com o orgulho de representar uma pátria. E querem ganhar do Brasil, no Brasil. Agora, vêm com o orgulho ferido (duas derrotas). Ganhar vai ser um título para eles. Mas a gente tem a responsabilidade de passar de fase. E em primeiro.”

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Apesar do respeito pregado pelos jogadores da Seleção, perder a vaga nas oitavas seria o maior vexame da história do futebol brasileiro. Em casa, diante de um time já eliminado, o empate garante a vaga. Logo, classificar-se é quase como cumprir um protocolo. No entanto, a vitória de virada por 3 a 1 sobre a Croácia, com direito a pênalti mal marcado em Fred, e o empate em 0 a 0 com o México abalaram convicções. O favoritismo do Brasil recebeu descontos, e os jogadores admitem que estão devendo. Marcelo, porém, tenta emprestar confiança à torcida.

“A gente não está preocupado, sabe da responsabilidade que tem, o que precisa fazer em cada jogo. E está dando o máximo para resolver isso, ficar bem e ganhar”, disse.

Ele ignora os questionamentos após duas atuações em que sua jogada de maior destaque foi o gol contra na estreia: “Se estão criticando, cada um tem a sua opinião e a respeito.”

Você pode gostar