Por victor.abreu

Curitiba - O Clima na Arena da Baixada era de desânimo. Austrália e Espanha fizeram a terceira partida do estádio nesta Copa, mas apenas para cumprir tabela. Com ambas eliminadas, a campeã no último Mundial na África do Sul jogou com um time misto frente aos Socceroos. O 'tiki-taka' deu sono, mas foi suficiente para vencer o duelo por 3 a 0.

Espanhóis se despediram com vitória da Copa do MundoReuters

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Com vários reservas (Reina, Juanfran, Albiol, Koke, Cazorla e Villa), a Espanha jogava por uma vitória para não ser a última colocada na Copa do Mundo. Para o próximo Mundial, na Rússia, o futuro é incerto. Veteranos como Iker Casillas, David Villa, Xabi Alonso, Andrés Iniesta e Xavi devem se despedir da Fúria nos próximos meses.

O jogo também serviu para David Villa se apresentar ao futebol australiano, já que o atacante jogará pelo Melbourne City até o fim do ano, antes de se apresentar ao seu novo clube: o New York City FC, time que joga a MLS (Liga Americana de Futebol).

FOTOGALERIA: Confira as fotos da vitória da Espanha diante da Austrália

A Espanha agora volta suas atenções para as Eliminatórias da Eurocopa-2016, que será disputada na França. Os espanhóis estão no Grupo C, junto de: Ucrânia, Eslováquia, Bielorrússia, Macedônia e Luxemburgo.

Os australianos fizeram jogo duro contra a Holanda, mesmo depois de perderem a partida de abertura na Copa para o Chile. A geração de jogadores do país também deve ser renovada. Jogadores renomados como: Bresciano (34 anos), Jedinák (29) e Tim Cahill (34) devem dar adeus ao time.

O JOGO

É certo que os torcedores brasileiros que compraram ingressos para ver a Espanha em Curitiba não esperavam que o cenário no estádio fosse este, com ambas equipes eliminadas. Para não perder a viagem, os fãs antes do dez minutos de jogo já gritavam "olé" para o time australiano e "eliminado" para os espanhóis.

Com mais vontade do que técnica, o mistão da Espanha teve bons momentos no primeiro tempo, com David Villa fazendo bem o papel de pivô. Aos 22 minutos o atacante deixou o lateral Jordi Alba na boa para marcar. Mas na batida o goleiro Mat Ryan salvou.

Com um "tiki-taka" sonolento e sem objetividade, a Espanha perdia chances de pressionar. David Villa era quem mais buscava o ataque e jogava com seriedade. E foi ele quem abriu o placar. Juanfran cruzou e, de letra, Villa mandou para o gol abrindo o placar.

Villa abriu o placar marcando de letraReuters

Na etapa final, o primeiro momento emocionante foi quando David Villa deixou o campo e foi substituído. O autor do gol fez seu último jogo com a camisa da Espanha e caiu no choro no banco de reservas. O atacante é o maior artilheiro da Espanha com 59 gols, contando com o desta segunda-feira, em 97 jogos.

O clima de desânimo entre o time espanhol ficou evidente até depois do segundo gol, com Fernando Torres. Aos 23, Iniesta fez bom passe e Fernando Torres tocou na saída do goleiro para ampliar. O atacante nem comemorou e apenas Juan Mata foi abraçá-lo.

O episódio se repetiu no terceiro gol. Juan Mata, que entrou no lugar de David Villa, recebeu cruzamento livre e tocou sozinho, entre as pernas do goleiro que esperava uma batida com força, e marcou o terceiro da Espanha. Os australianos não ameaçaram nenhuma vez. Sem compromisso, as equipes tocavam a bola para o tempo passar.

FICHA TÉCNICA

Espanha 3 x 0 Austrália

Estádio: Arena da Baixada (Curitiba)
Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein)
Público: 39.375
Gols: David Villa (Espanha, 35' do 1ºT), Fernando Torres (Espanha, 23' do 2ºT) e Juan Mata (Espanha, 37' do 2ºT)
Cartão Amarelo: Sergio Ramos (Espanha, 16' do 2ºT), Davidson (Austrália, 42' do 2ºT) e Jedinák (Austrália, 46' do 2ºT)
Cartão Vermelho: -

Espanha: Reina; Juanfran, Albiol, Sergio Ramos, Jordi Alba; Xabi Alonso, Koke, Iniesta, Cazorla (Fàbregas, 22' do 2ºT); David Villa (Juan Mata, 11' do 2ºT) e Fernando Torres. Treinador Vicente del Bosque.

Austrália: Mat Ryan; McGowan, Spiranovic, Wilkinson, Davidson; Jedinák, McKay, Bozanic (Bresciano, 26' do 2ºT), Leckie, Oar (Troisi, 15' do 2ºT); Taggart (Halloran, intervalo). Treinador Ange Postecoglou.

Você pode gostar