Por pedro.logato

Brasília - Com um tom mais calmo que na última vez, após a partida contra o México, Felipão voltou a conceder uma entrevista coletiva depois de um jogo do Brasil na Copa do Mundo. O comandante fez elogios à atuação da seleção brasileira que goleou Camarões, nesta segunda-feira, no Mané Garrincha, e garantiu sua vaga nas oitavas de final da competição. No sábado, o Brasil tem o Chile pela frente, às 13 horas, no Mineirão.

LEIA MAIS: Artilheiro, Neymar prega humildade: 'Responsabilidade é igual'

Além da atuação coletiva da equipe, o comandante comentou sobre Neymar, o fim do jejum de Fred, os perigos do Chile, adversário da próxima fase, e sobre supostas mudanças que podem acontecer na equipe titular brasileira.

Felipão comemora evolução do BrasilReuters

Mudanças na equipe?

Não sei. Vou analisar os jogos depois, quando estivermos sem a adrenalina do jogo. Temos de ver como tudo aconteceu, sem a emoção. Analisar o Chile, analisar nossas estratégias de treinamento para chegar ao jogo de sábado da melhor maneira.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Seleção em Brasília

Nós estamos nos sentindo muito bem em todo o Brasil. Está sendo melhor do que o esperado. As pessoas nos jogos, nos treinos, onde passamos. Tem sido incrível. Mesmo quando não jogamos bem. Então podemos dizer que nos sentimos em casa em Brasília, em Belo Horizonte, em qualquer lugar aqui. Mesmo nos lugares que nós não jogamos, porque a corrente tem sido muito positiva.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Fernandinho

A entrada do Fernadinho foi muito boa, deu mais qualidade no passe. Quando a gente coloca alguém no time é porque nós confiamos. Nem sempre a gente acerta, mas tudo é com calma. Estamos melhorando jogo a jogo e mesmo hoje tivemos dificuldades, mas nós já melhoramos de novo, em relação à partida contra o México. Para o próximo jogo precisamos crescer ainda mais para passar pelo Chile, que é muito bom.

LEIA MAIS: Após fim da 'seca', Fred elogia atuação coletiva: 'Todo mundo lutou'

Erros de passe

Vocês viram que treinamos muito nos últimos dias as jogadas de penetração, porque Camarões marca muito no alto. No começo do jogo tivemos algumas jogadas que poderíamos ter feito o gol e depois ficamos ansiosos. Acho que nossa equipe às vezes está querendo mostrar mais do que precisa. Porém, gostei do jogo, acho que tivemos um momento muito bom. No geral, melhorando um pouco mais.

LEIA MAIS: Fernandinho comemora lado artilheiro: 'Dois jogos e dois gols'

'Chutões'

No começo do jogo, o Oscar jogou muito enfiado. Então quem veio buscar o jogo foi o Hulk, o Neymar. Isso foi um problema, mas nós corrigimos no intervalo. Na segunda etapa, melhorou, conseguimos trabalhar melhor. O começo tentamos muito a bola longa, porque era algo que estava dando certo, mas depois diminuímos esta jogada.

Chile

Eu me sinto bem porque nós classificamos. Tenho de pensar no meu time, para saber se nós vamos conseguir ir bem. Jogamos duas vezes contra o Chile e tivemos problemas. Algumas pessoas achavam que eles não iam passar, mas estão fazendo uma boa Copa. Se eu pudesse escolher, escolheria uma outra seleção, eu acho o adversário mais complicado, porque é uma equipe de qualidade e é sul-americana.

Evolução do Brasil

Nós começamos a nossa fase de classificação em um nível inferior. Estamos melhorando, equilibrando o grupo. Não tivemos problemas de lesão. Estamos acrescentando melhorias a cada dia e classificamos. A equipe de Camarões, pelo que jogou hoje, não deveria ter três derrotas. Creio que chegamos a um nível muito bom para disputar as oitavas.

Análise da Copa do Mundo

Estou muito feliz pela Copa do Mundo no Brasil. Sei que há problemas, que infelizmente não foram resolvidos, mas fico feliz que os estrangeiros estejam conhecendo nosso país. Estou contente, creio que nunca vi alguém falar que não quer voltar no Brasil após ter vindo para cá.

Fred

Ele é um jogador muito importante. Faz a parede, segura bem a bola. Só que ele estava afoito, querendo se livrar da bola, até errando em momentos de fazer o gol. Mas é aquilo, quando o time equilibra, ele se acerta. Ainda não é o Fred da Copa das Confederações, mas está melhorando. É um jogador que conta totalmente com a minha confiança.

Dependência de Neymar

Assim como a Argentina depende do Messi e outras seleções têm seus craques. Um jogador de grande nível sempre é diferente em cada equipe. Ele é um jogador muito participativo. E eu já elogiei o Muricy por ter feito ele entender que às vezes precisa ser um atleta que ajuda atrás.

Espaços na zaga

Não tenho receio, são grandes jogadores. Claro que em alguns momentos podem ser batidos, mas eles são grandes atletas.

Luiz Gustavo

Muita gente criticou quando ele foi convocado, porque não era titular no Bayern e hoje é visto como um jogador muito importante para nós. É planejamento, ele segue sem aparecer, mas é um jogador incrível.

Planejamento nas oitavas

É diferente. Na primeira fase, a gente ainda podia ter alguns erros. Porque haviam mais jogos para se recuperar. Agora não, é só um jogo, e partidas assim podem ser decididas em apenas uma bola, então temos de ter mais atenção.

Você pode gostar