Por rafael.arantes

Brasília - Vai, Brasil! A Seleção deixou para trás o empate com o México na segunda rodada e despachou de vez a equipe de Camarões para garantir a classificação para as oitavas de final e o primeiro lugar do Grupo A. O dia foi como Felipão queria: Neymar brilhou e Fred quebrou o jejum de gols. Fernandinho saiu do banco e foi o responsável por cravar o placar final: 4 a 1 para os anfitriões. Vitória no 100º jogo do Brasil na história das Copas.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

A vitória faz o Brasil conquistar o objetivo: terminar a primeira fase na liderança do Grupo A. Agora, o próximo compromisso é às 13h do próximo sábado. O duelo pelas oitavas de final será no Mineirão e o desafiante é o surpreendente Chile, que terminou em segundo lugar no Grupo B. Camarões, que já havia sido eliminado antecipadamente, já está de malas prontas para deixar o Mundial.

Fred desencanta e faz o terceiro do Brasil no Estádio NacionalAndré Mourão

O Brasil começou a partida a todo vapor. Buscando o ataque desde o primeiro minuto, a Seleção teve uma grande chance logo aos dois minutos, mas a bola rebatida pela zaga camaronesa evitou que Luiz Gustavo marcasse para o Brasil.

A seleção brasileira tinha mais volume de jogo, mas Camarões não se intimidava e também partia para cima dos anfitriões: o grande susto foi salvo por Marcelo. A pressão, no entanto, começou a virar e os africanos chegavam com perigo à área do Brasil, que parecia estar perdido taticamente.

A resposta veio com Neymar. Menos de dois minutos após ser empurrado fora do lance de jogo, o craque aproveitou boa roubada de bola e cruzamento de Luiz Gustavo e, livre, só deslocou o goleiro Itandje para abrir o placar em Brasília: o centésimo gol da Copa do Mundo.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da seleção brasileira na Copa do Mundo

O ritmo da partida acelerou e o clima também. Neymar voltou a protagonizar um lance polêmico após ser puxado e tentar revidar sobre o adversário. Na continuidade do lance, Fred ficou no quase após cruzamento de Paulinho. Jogo quente no Estádio Mané Garrincha e ainda mais agitado quando Camarões conseguiu o empate. Primeiro uma cabeçada na trave e, em seguida, Nyom deixou Daniel Alves para trás e cruzou rasteiro para o meio da área: livre, o zagueiro Matip só empurrou para o gol de Julio Cesar.

Seleção vibra e vai com tudo para as oitavas de final da Copa do MundoErnesto Carriço

Ter alcançado o empate fez Camarões partir ainda mais para o ataque. O gol sofrido deixou a equipe brasileira confusa e, enquanto isso, os africanos buscavam a virada a todo instante. Mas foi o diferencial brasileiro que mostrou serviço. Neymar voltou a brilhar, arrancou após passe de Marcelo e bateu da entrada da área no contrapé de Itandje. Vantagem brasileira e nova marca para o camisa 10, que igualou Tostão e Ronaldinho Gaúcho ao fazer seu 35º gol pela seleção brasileira. De quebra, Neymar fez o quarto gol na Copa e é o artilheiro da competição.

FOTOGALERIA: Brasil despacha Camarões e vai encarar o Chile nas oitavas

O segundo tempo também começou agitado e o Brasil voltou a se postar mais ofensivamente. Hulk teve boa chance, mas acabou travado. E, no lance seguinte, Neymar cobrou falta diretamente e fez o goleiro camaronês fazer grande defesa. Mas não demorou muito para a Seleção ampliar a vantagem. Fernandinho, que entrou na vaga de Paulinho, acertou mais uma boa jogada e, após cruzamento de David Luiz, Fred cabeceou e quebrou o jejum de gols. Muita festa do camisa 9, que apostou no "bigode da sorte".

O terceiro gol fez o ritmo de jogo ser reduzido. O Brasil passou a administrar o resultado, mas não abria mão de buscar o ataque. Por precaução, Felipão optou pela saída de Neymar (pendurado com um cartão amarelo) e promoveu a entrada de Willian. Mesmo com a vantagem no placar, a Seleção não conseguiu fugir dos sustos. Daniel Alves foi o primeiro a preocupar após sofrer falta de Salli e, minutos depois, Luiz Gustavo deixou o campo com dificuldades após sofrer um pisão.

Mas o Brasil podia mais. Se a vitória do México ainda assustava a Seleção quanto à posição brasileira no Grupo A, Fernandinho fez questão de espantar o fantasma. Aos 39 minutos, o volante aproveitou triangulação do ataque brasileiro e fechou o placar no Mané Garrincha. A torcida grita "olé", o árbitro apita e o Brasil garante a vaga. Que venham as oitavas. Que venha o Chile!

Neymar brilhou e marcou os dois primeiros gols do Brasil no Estádio NacionalAndré Mourão

FICHA TÉCNICA

Camarões 1x4 Brasil

Estádio: Estádio Nacional (Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Público: 69.112
Gols: Neymar (16' do 1ºT e 35' do 1ºT), Matip (26' do 1ºT), Fred (4' do 2ºT), Fernandinho (39' do 2ºT)
Cartão amarelo: Enoh e Mbia (Camarões)
Cartão vermelho: -

Camarões: Itandje, Nyom, N'Koulou, Matip, Bedimo; Makoun, Nguemo, Enoh; Aboubakar, Moukandjo (Salli), Choupo-Moting (Makoun). Técnico: Volker Finke.

Brasil: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho), Oscar, Hulk (Ramires), Neymar (Willian), Fred. Técnico: Felipão.

Você pode gostar