Por rafael.arantes

Manaus - A Suíça está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Shaqiri finalmente desencantou e liderou os suíços ao marcar os três gols da vitória sobre Honduras, nesta terça-feira. O resultado se uniu ao empate entre Equador e França e garantiu os europeus na próxima fase após terminar na segunda posição do Grupo E. Agora é mata-mata. Após a vitória por 3 a 0 nesta quarta, o próximo compromisso é pelas oitavas de final e contra a poderosa Argentina, às 13h de terça-feira, na Arena Corinthians.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

A partida foi dura, mas o que mais chamou atenção foi o alto número de faltas. Sem muita técnica, a equipe hondurenha parava o jogo da maneira que podia para evitar os contra-ataques suíços. Partida dura para encerrar a primeira fase da Copa para as duas equipes do Grupo E. Agora é Honduras de volta para casa e Suíça com foco total no mata-mata.

Matador! Shaqiri brilha e garante vitória da Suíça sobre Honduras em ManausReuters

A Suíça buscou o gol logo no primeiro minuto. O goleiro Valladares fez milagre para evitar o gol adversário. No minuto seguinte, o fato foi inusitado: Epinoza travou jogada suíça e o gramado ficou prejudicado. O árbitro e alguns jogadores tiveram de apelar para os pisões no local afetado para amenizar a situação na tal parte do campo.

Mas não demorou muito para a rede balançar. Shaqiri recebeu pela direita e ajeitou para dar um belo chute de fora da área. A bola foi no ângulo e sem chance para Valladares. Vantagem suíça logo aos seis minutos de jogo. O duelo, no entanto, não era dos melhores. O baixo nível técnico e o forte embate no meio de campo deixavam a partida longe do alto estilo da Copa.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

O que mais chamava atenção era o alto número de faltas. Sem conseguir encaixar os ataques, Honduras parava os contragolpes suíços na base das faltas. Os europeus, por sua vez, esperavam o momento certo para chegar ao gol novamente e foi Shaqiri que marcou mais uma vez. Eram 31 minutos quando a Suíça emplacou um bom contra-ataque pela esquerda e o camisa 23 recebeu livre. O craque entrou na área e tocou na saída do goleiro Valladares para ampliar a vantagem.

O jogo ainda contou com uma rápida parada para que o goleiro Benaglio fosse atendido. Enquanto isso, os demais jogadores aproveitaram para se hidratar e retomar o ritmo em campo. Quando a bola voltou a rolar, no entanto, nada mais aconteceu na primeira etapa. Tudo dava certo para a classificação suíça...

Para tudo! Alto número de faltas marcou o duelo na Arena da AmazôniaReuters

Para começar o segundo tempo, apenas Honduras mudou o time. A segunda modificação feita pelo técnico Luis Suárez foi com a entrada de Marvin Chavez no lugar de Espinoza. O fato, no entanto, não teve muito resultado nos primeiros lances e foi a Suíça que começou atacando. E com perigo. Honduras respondeu pouco tempo depois, mas nem mesmo o vacilo da zaga suíça ajudou Bengson a diminuir o placar.

FOTOGALERIA: As melhores imagens do duelo entre Honduras e Suíça

Honduras não desistia e partia com tudo para o ataque. A Suíça tinha o trabalho de se defender e evitar qualquer susto no gol de Benaglio, que teve trabalho para segurar os rivais. Tentando reagir, Honduras passou a ter mais posse de bola, enquanto os adversários se defendiam e buscavam o contra-ataque de maneira tranquila.

A Suíça passou a se postar totalmente na retranca. Honduras buscava o ataque e se revoltou após um pênalti não marcado pelo árbitro Nestor Pitana. Os hondurenhos não desistiam, mas as coisas não davam certo mesmo... Shaqiri estava apagado na segunda etapa mas, aos 26 minutos, o craque recebeu bom passe e bateu no contrapé de Valladares para garantir de vez a vitória.

Nem mesmo o terceiro gol suíço fez Honduras abrir mão do ataque. Mesmo com a missão ainda mais difícil, a equipe de Suárez buscava o ataque a todo custo, mas nada dava certo. No lance de mais perigo, Benaglio brilhou e evitou o gol de honra dos rivais. O dia foi mesmo do craque Shaqiri...

Honduras busca o ataque%2C mas não consegue furar a retranca suíça no segundo tempoReuters

FICHA TÉCNICA

Honduras 0x3 Suíça

Estádio: Arena Amazônia (Manaus)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Público: 40.332 presentes
Gols: Shaqiri (6' do 1ºT, 31 do 1ºT, 26' do 2ºT)
Cartão amarelo: Jerry Palacios (Honduras)
Cartão vermelho: -

Honduras: Valladares, Beckeles, Victor Bernardez, Maynor Figueroa, Juan Garcia; Jorge Claros, Wilson Palacios, Espinoza (Marvin Chavez), Boniek García (Najar); Carlos Costly (Jerry Palacios) e Jerry Bengston. Técnico: Luis Suárez.

Suíça: Benaglio, Lichtsteiner, Djourou, Schär, Ricardo Rodriguez; Inler, Behrami, Shaqiri (Dzemaili), Xhaka (Lang), Mehmedi; Drmic (Seferovic). Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Você pode gostar