Por bernardo.argento

Minas Gerais - Foi sofrido, dramático, suado. O Brasil empatou no tempo normal por 1 a 1, mas avançou às quartas de final depois de um duelo duríssimo diante do Chile, nesta quinta-feira, no Mineirão. Julio Cesar se redimiu da falha na Copa do Mundo de 2010, fez duas defesas nas cobranças de pênaltis e garantiu a vitória brasileira (3 a 2) sobre os rivais sul-americanos. O desespero de mais de duas horas virou alívio. O alerta vermelho, no entanto, está ligado. Para conquistar o tão sonhado hexacampeonato, a Seleção precisa melhorar o futebol apresentando até aqui.

FOTOGALERIA: Confira as imagens da vitória do Brasil 

Para o Chile, continua o desespero de encarar o Brasil em fases decisivas em um Mundial. Pela terceira vez seguida a "La Roja" é eliminada pela nossa Seleção em umas oitavas de final.

Agora, os brasileiros enfrentam a Colômbia às 17h da próxima sexta-feira no Castelão. O duelo vale uma vaga na semifinal.

Jogadores comemoram a classificação do Brasil às quartas de finalAndré Mourão

O JOGO

Como todo duelo de mata-mata, a partida começou nervosa. Muitas faltas em pouco minutos. O primeiro a atacar foi o Brasil. Marcelo pegou a sobra do escanteio, arriscou de longe e tirou o "uuh" da galera no Mineirão. Aos 12, o árbitro ignorou pênalti em Hulk. O atacante tabelou com Neymar, invadiu a área e foi derrubado. Howard Webb mandou seguir para desespero de Felipão & Cia. A seleção brasileira pressionava. Bravo fez duas boas aparições em bolas levantadas na área. Na terceira tentativa, David Luiz, divindo a bola com a zaga chilena, aproveitou o desvio de Thiago Silva e mandou para o fundo da rede: 1 a 0.

Mesmo na frente, o time continuava marcando pressão. O Chile ficava pela intermediária e não conseguia penetrar na defesa da Seleção. Tudo ia bem até a falha de Hulk. O atacante tocou errado na zaga, Vargas pegou a bola, cruzou para Sánchez, que deslocou Julio Cesar e correu para o abraço: 1 a 1.

A igualdade no marcador acordou o Brasil, que perdeu chances em sequência. Primeiro, Neymar quase fez o dele: cabeceou, Silva conseguiu cortar, e a bola passou rente à trave. Daniel Alves tentou de fora da área e Bravo espalmou para escanteio. Fred, de frente para o goleiro, arrematou sem força e possibilitou o corte da defesa. O Chile, franco atirador, jogava no erro do Brasil. Em uma saída de bola equivocada de Luiz Gustavo, Sánchez quase virou o placar.

Jogadores do Brasil vibram com o gol de David LuizAndré Mourão

Na segunda etapa, o Brasil começou buscando mais o ataque. Fernandinho chutou de longe. A bola, no entanto, saiu pela linha de fundo. Em seguida, Hulk fez o gol, mas o árbitro marcou toque de mão. Felipão, novamente, reclamou demais de Howard Webb.

A seleção brasileira sentiu o golpe. Parecia nervosa em campo e cometia faltas bobas. Luiz Gustavo recebeu amarelo e está fora das quartas de final. O Chile melhorou e comandava o duelo. Scolari, diante do mau momento brasileiro, decidiu mexer na equipe. Fred saiu para entrada de Jô.

Contudo, quem quase fez o segundo foi a seleção chilena. Julio Cesar fez uma defesa milagrosa em chute à queima-roupa de Aránguiz. O Brasil vivia dos lampejos de alguma jogada individual. Aos 29, Marcelo arrancou pela ponta esquerda e cruzou. Jô, sozinho, errou a bola e perdeu uma grande chance.

A partir daí, a Seleção esboçou uma pressão. Neymar, mesmo bem marcado, achou uma brecha. Completou cruzamento de Daniel Alves, mas cabeceou fraco. Depois, Hulk fez uma grande jogada, passou pelo marcador e soltou a bomba. Bravou conseguiu espalmar e zaga cortou no rebote. Nos últimos minutos do duelo, o Chile partiu para cima. O Brasil se segurou como podia e o jogo terminou empatado.

PRORROGAÇÃO

A Seleção voltou marcando melhor para o primeiro tempo da prorrogação. Era um jogo de ataque contra defesa. O Chile se resguardava e só saía na boa. Jô teve a oportunidade. Bateu em cima da zaga e levou os torcedores ao desespero. O duelo era dramático. Na volta para a segunda etapa, os jogadores fizeram uma corrente de união. Willian entrou na vaga de Oscar. Quando a bola rolou, o que se viu foi a típica catimba sul-americana. Os chilenos caíam aos montes no gramado. O Brasil pressionava. O Chile botava os 11 jogadores atrás da linha da bola. E quase saiu vencedor. Pinilla acertou o travessão e o duelo terminou empatado. 

Julio Cesar foi o herói da vitória do Brasil nos pênaltisAndré Mourão

SÃO JULIO CESAR

A emoção tomou conta de Julio Cesar antes da hora dos pênaltis. Ele chegou a chorar. Mas era tarde de redenção. Tão criticado na última Copa e questionado neste Mundial, o goleiro deu a resposta. O Brasil começou marcando com David Luiz. Julio Cesar defendeu a cobrança de Pinilla. Depois, Willian chutou para fora. O goleiro brasileiro brilhou de novo e parou Alexis Sánchez.

Marcelo deixou o Brasil com 2 a 0 de vantagem. Aránguiz diminuiu para o Chile. Hulk parou em Bravo. Marcelo Díaz empatou o duelo. Na quinta cobrança, Neymar deslocou Bravo e fez 3 a 2. Jara acertou a trave. Brasil classificado.

BRASIL 1 (3) X 1 (2) CHILE

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)

Estádio: Mineirão

Público: 57.714

Gols: David Luiz (18'1ºT), Alexis Sánchez (31'1ºT)

Cartões Amarelos: Mena (Chile) Francisco Silva (Chile), Luiz Gustavo (Brasil), Hulk (Brasil), Daniel Alves (Brasil), Jô (Brasil)

Cartões Vermelhos:

Brasil: Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires), Oscar (Willian), Neymar, Hulk, Fred (Jô)

Chile: Bravo, Mena, Isla, Silva, Sanchez, Vidal (Pinilla), Vargas (Gutiérrez), Medel (Roja), Jara, Aránguiz, Dias.

Você pode gostar