Por pedro.logato

Itália - Às vésperas do confronto entre Argentina e Alemanha na final da Copa do Mundo, o Vaticano minimizou, nesta sexta-feira, os rumores de rivalidade entre o papa Francisco, um argentino, e seu antecessor Bento 16, um alemão. Em resposta à especulação da mídia sobre a possibilidade de os dois verem a partida juntos, o Vaticano pediu aos torcedores que façam uma “pausa pela paz” antes da decisão de domingo para lembrar as vítimas da guerra e da pobreza.

Um funcionário do alto escalão do Vaticano, que trabalha com Francisco e com o papa emérito Bento 16, disse à Reuters que ainda não se tomou nenhuma decisão sobre como os dois passarão a noite de domingo.

Papa Francisco é argentino, enquanto Bento XVI é alemãoEfe

Segundo a fonte, Bento 16 não gosta de futebol, mas acrescentou: “Vamos ver. A situação atual é inédita.”

O porta-voz do Vaticano disse não crer que Bento 16, atualmente com 87 anos e vivendo sua aposentadoria em reclusão em um ex-convento no Vaticano, assistirá ao jogo por causa do horário – em Roma, a partida começa às 21h.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Já Francisco é fã de futebol. Ainda arcebispo de Buenos Aires, era torcedor entusiasmado do clube San Lorenzo, e foi membro honorário do time apelidado de Santos de Boedo, em função da vizinhança onde foi fundado em 1908 por um grupo de jovens que incluía um padre.

O Conselho de Cultura do Vaticano, que trabalha com esportes, classificou a especulação pré-jogo de “engraçada e divertida”, mas declarou que irá pedir um momento de silêncio no domingo para “pensar em coisas importantes” como a paz.

“Vamos fazer uma pausa pela paz”, disse o monsenhor Melcher Sánchez de Tosca y Alameda, subsecretário do conselho, anunciando a hashtag #PAUSEforPeace nas mídias sociais.

Sánchez se referia à tradição da Grécia antiga de interromper todos os conflitos durante os Jogos Olímpicos. “Por que não para a Copa do Mundo? Por que não uma pausa, um momento de silêncio, uma trégua pela paz?”, indagou.

Você pode gostar