Partida de estreia será realizada no estádio de Luzhniki - Reprodução
Partida de estreia será realizada no estádio de LuzhnikiReprodução
Por AFP

Moscou - Vai começar a festa: a anfitriã Rússia e a Arábia Saudita se enfrentam nesta quinta-feira na partida de abertura da Copa do Mundo-2018 em Moscou. O majestoso estádio Luzhniki de Moscou, lotado com 80.000 almas, será o cenário da partida de abertura da Copa entre a seleção local e os sauditas pelo Grupo A, que completam Uruguai e Egito.

Meia-hora antes do pontapé inicial da partida, previsto para às 18h00 locais (12h00 de Brasília), as luzes se acenderão e um intenso espetáculo musical tomará o centro do campo. O cantor inglês Robbie Williams, ao lado da soprano russa Aida Garifullina, serão as estrelas do show da abertura, antes que a bola e a Rússia tomem para si as atenções dos fãs de futebol no mundo todo por um mês.

E poucas horas da festa de abertura, Alexei Navalny, o principal opositor do governo Vladimir Putin, anunciou que foi libertado nesta quinta-feira. "Estou de novo com vocês, depois de permanecer 30 dias em detenção. Estou muito feliz por estar livre", escreveu no Twitter.

Um tribunal russo condenou Navalny, 42 anos, por ter organizado um protesto dois dias antes da posse de Vladimir Putin, em 7 de maio, para o quarto mandato presidencial.

Sauditas querem 'estragar a festa'

A modesta Arábia Saudita será o primeiro teste da equipe comandada por Stanislav Cherchesov, que soma atuações ruins e vem de sete jogos seguidos sem vitória nos últimos amistosos de preparação para a Copa.

Resultados ruins que se somam à onda de lesões nos últimos meses, vitimando o principal artilheiro da equipe, Alexander Kokorin, e outros pilares da seleção russa, que buscará no calor de seus torcedores uma cura para suas doenças.

"Eu entendo a preocupação, mas ninguém deveria estar preocupado", afirmou Cherchesov. "Por que vamos ganhar amanhã (quinta)? Porque queremos ganhar", completou o treinador, convencido de que que a Rússia alcançou "um certo nível" nos últimos amistosos.

Do outro lado do campo estará uma Arábia Saudita que chega ao duelo sem pressão, comandada pelo técnico argentino Juan Antonio Pizzi e com o objetivo de dar alguma dor de cabeça aos adversários do grupo.

"Meu estilo é ser competitivo. Queremos brigar por cada bola, aproveitar cada chance, jogar para ganhar", declarou Pizzi na véspera da estreia.

 

Você pode gostar