Suíça busca a classificação - AFP
Suíça busca a classificaçãoAFP
Por O Dia

Rússia - Um confronto emocionante e recheado de questões políticas, a Suíça venceu a Sérvia, nesta sexta-feira, na 'batalha de Kaliningrado', por 2 a 1, de virada, e segue na luta pela classificação às oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Mitrovic abriu o placar para os sérvios, no primeiro tempo, mas Xhaka e Shaqiri, na segunda etapa, marcaram para os suíços, que deram ao Brasil o primeiro lugar do Grupo E — as duas equipes têm quatro pontos ganhos e a Seleção leva a melhor no saldo de gols (2 a 1).

GALERIA: Confira as imagens de Suíça e Sérvia

Veja a tabela da Copa do Mundo

A briga pela vitória envolveu um duelo de etnias no gramado. Tempos atrás, o sérvio Mitrovic praticamente declarou guerra ao suíço Shaqiri, que já defendeu a seleção do Kosovo, sua terra natal, localizada no território sérvio e declarou independência em 2008, não reconhecida pela Sérvia.

Neste clima de beligerância, a Sérvia partiu para o ataque e foi melhor no primeiro tempo. Em meio ao fogo cruzado, abriu o placar aos 5 minutos. Tadic cruzou na cabeça de Mitrovic, que mandou uma bala no canto de Sommer. A Sérvia teve chances de matar o jogo, bombardeou a meta adversária, mas falhou na hora de dar o tiro de misericórdia.

COM SANGUE NOS OLHOS

Após o intervalo, a Suíça se rearmou, voltou a campo com sangue nos olhos e empatou logo aos 6 minutos do segundo tempo. Xhaka, de fora da área, acertou belo chute no canto de Stojkovic, após rebatida da defesa adversária em finalização de Shaqiri, que, aos 12, ainda acertou a trave do goleiro servio.

Motivada, a Suíça passou a dominar o duelo, enquanto a Sérvia bateu em retirada na tentativa de manter o empate. A persistência do matador Shaqiri, porém, foi recompensada. Aos 45, ele recebeu lançamento de Xhaka, partiu com a bola dominada da intermediária e, com categoria, tocou na saída do goleiro, para manter a Suíça viva em mais uma batalha do Mundial disputado na Rússia.

FICHA TÉCNICA

SÉRVIA 1 x 2 SUÍÇA

SÉRVIA - Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic e Kolarov; Matic, Tadic, Kostic (Ljajic), Milinkovic-Savic e Milivojevic (Radonjic); Mitrovic. Técnico: Mladen Krstajic.

SUÍÇA - Yann Sommer; Lichtsteiner, Schär, Akanji e Ricardo Rodriguez; Behrami, Xhaka, Dzemaili (Embolo), Shaqiri e Zuber (Drmic); Seferovic (Gavranovic). Técnico: Vladimir Petkovic.

GOLS - Mitrovic, aos 4 minutos do primeiro tempo. Xhaka, aos 7, e Shaqiri, aos 44 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Milinkovic-Savic, Milivojevic, Matic, Mitrovic, Shaqiri.

ÁRBITRO - Felix Brych (Fifa/Alemanha).

PÚBLICO - 33.167 pagantes.

LOCAL - Arena Kaliningrado.

Você pode gostar