Em Grande Fase
Coluna
Em Grande Fase
Com Edilson Silva

Sarrafo jamais visto

Por O Dia

O técnico Jorge Jesus está revolucionando do futebol brasileiro
O técnico Jorge Jesus está revolucionando do futebol brasileiro -
A vitória soberana do Flamengo de Jorge Jesus sobre o Grêmio de Renato Gaúcho não é só uma passagem histórica para a final da Libertadores depois de 38 anos. É o escancaramento de como nossos conceitos e filosofias estão atrasados. Os técnicos brasileiros pedem tempo, mas Jesus fez em quatro meses o que nenhum outro conseguiu. Sem esse negócio de poupar jogador. Sem 'migué'. Sem choro. Jorge Jesus subiu o sarrafo numa altura jamais vista. Estamos falando de um time que há dois anos conquistava a Libertadores e foi engolido. Cinco é muito. Muito como o futebol apresentado pelo Flamengo. O português ensina todos os dias o quanto nossa mentalidade é retrógrada quando se vê o Rubro-Negro estar com dois, três gols de vantagem e em nenhum momento para de atacar. Não vou comparar qual time é melhor, em que época ou algo do tipo. O principal a se destacar nesse time de Jesus é a lição que ele tem dado para todos os técnicos brasileiros. Um divisor de águas para sempre no nosso futebol. E isso não é por acaso. Trabalho e competência. Grande, talvez a maior, fase!

SURFANDO NA ONDA
O governo do Rio de Janeiro pretende fazer uma fan-fest para a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate, como aconteceu na Copa do Mundo em 2014. Acho uma baita iniciativa e correta porque é visível que as ruas do Rio de Janeiro estão tomadas de flamenguistas. Todo mundo quer surfar na onda do Rubro-Negro. E o serviço é válido para o torcedor carioca. Golaço.

ELE É DIFERENTE
Veja bem: Éverton Ribeiro não é o que mais fará gols. Nem o que mais dará assistências. Mas não existe nenhum jogador no Brasil que seja tão craque quanto ele. É um absurdo o que esse rapaz joga. Dinâmica de jogo, intensidade e inteligência para fazer quem está ao redor dele produzir. Ele é diferente de todos e decisivo de uma forma quem poucos enxergam.

O ACERTO DA FIFA
É interessante ver como o futebol feminino ganhou uma força avassaladora em 2019. E com todos os méritos. A Fifa anunciou que investirá cerca de R$ 2 bilhões na modalidade nos próximos quatro anos. Passou da hora de olharmos para essas meninas com carinho. Batalhadoras e merecedoras. Que venha muito mais!

Comentários