Jorge Jesus  -  Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Jorge Jesus Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Por O Dia
Tenho procurado saber sobre o legado que Jorge Jesus deixou para o futebol brasileiro, mas principalmente para o Flamengo. Lógico que o português fez história no Brasil, mas soube que não existe sequer uma gravação dos treinamentos de Jorge Jesus no Rubro-Negro. Se a base quiser fazer igual, não tem como, já que ele cercou todo o campo com pano preto e proibia as gravações por parte do clube. José Mourinho, Guardiola e tantos outros grandes treinadores têm seu trabalho registrado, mas de Jesus, não. Só ele pode saber. Independentemente de quem vai ser o próximo treinador do time da Gávea, o Flamengo tem que ter inteligência e obrigar o próximo a registrar e passar para a base. Se chama transferência de conhecimento e tecnologia, algo que não serve só para os profissionais, mas para todas as categorias de futebol do Flamengo. Isso se chama legado. E sempre lembrando: o clube é maior do que qualquer treinador ou jogador que passe por lá, independentemente de qualquer título que tenha conquistado. O clube fica. Eles se vão, como aconteceu após um ano.


A BUSCA VAI TER QUE SER FORA MESMO
Publicidade
Na busca por um novo comandante, o Flamengo cogitou manter um dos auxiliares do técnico Jorge Jesus como novo comandante do Rubro-Negro. A ideia era seguir com o trabalho que já era feito e na batida vencedora que o Flamengo vinha tendo. Mas nenhum assistente de Jorge Jesus pode se tornar técnico. Eles só poderão quando o português parar de desempenhar a função.


A VOLTA DE UM IDENTIFICADO
Publicidade
O Botafogo promoveu o retorno do lateral esquerdo Victor Luís. Jogador que já tinha passado pelo clube e com enorme identificação. Agora volta para um time com enorme expectativa, até pela mescla de jovens promessas com os estrangeiros Kalou e Honda. Sempre foi um grande jogador e é um reforço importantíssimo para o Alvinegro no Campeonato Brasileiro. Grande fase!




ANÁLISE DAS ESTREIAS
Publicidade
O Vasco pega o Palmeiras no Allianz Parque. Jogo complicadíssimo e vai ser a estreia mais difícil. O Fluminense segue na mesma linha e pega o Grêmio no Sul. Já o Flamengo atua no Maracanã contra o Atlético-MG, que montou um time para justamente bater o Rubro-Negro. O Botafogo tem vida mais tranquila, mas não deixa de ser pedreira: Bahia no Nilton Santos. A ansiedade começa a bater. Que saudade do Brasileirão!