Na prática, Elano entra na vaga de Luiz Antonio. Mas no coração da torcida, precisa preencher a lacuna deixada por Elias, cujo substituto será o garoto Muralha e que brilhou em 2013, na campanha vitoriosa da Copa do Brasil. Resta saber se a cadência do time continuará a mesma e se haverá harmonia no novo meio-campo.
Comandados por Elano, titulares do Flamengo fazem estreia em 2014
Jogador faz primeira partida pelo clube diante do Duque de Caxias
Rio - Foram menos de 20 dias de preparação. Neste sábado, o time titular do Flamengo faz seu primeiro ensaio aberto, contra o Duque de Caxias, às 19h30, no Maracanã. Serão três, no total, até a estreia na Libertadores, para Jayme de Almeida e a torcida avaliarem se a equipe que foi montada vai dar samba. O ritmo seguirá a mesma batida do final do ano passado, mas as atenções estarão voltadas para Elano, candidato a destaque rubro-negro versão 2014.
“O Elias chegava na área muito bem. Já o Muralha joga mais por trás, tem um passe bom, vira bem o jogo, possui muita técnica. Elano tem categoria, está acostumado a jogar em grandes clubes. Sabe dosar, se movimenta, tem experiência internacional. Mas é preciso haver um pouco de benevolência com ele e os com os outros, pois é uma estreia. É normal que sintam um pouco”, analisou Jayme.
Publicidade
No Flamengo, o ritmo do time é ditado muitas vezes pela torcida. À medida que a partida esquenta, o grito da arquibancada ganha força, e a equipe automaticamente aumenta sua intensidade em campo. Outras vezes, o ímpeto do time em campo que faz com que o Maracanã se transforme num verdadeiro Carnaval fora de época em vermelho e preto.
Neste sábado, Elano vai conhecer um pouco dessa sintonia. Em sua décima temporada no clube, o capitão Leonardo Moura promete fazer o novo companheiro se sentir em casa o quanto antes: “A gente fica muito feliz de ter um grande jogador como ele aqui. É um jogador de seleção, experiente, que vai nos ajudar bastante. E em campo a gente vai procurar ajudá-lo ao máximo, deixar ele à vontade para ele se entrosar rápido. Mas não é fácil.”
Publicidade
Jayme feliz com o início no Carioca
Ao escalar o time reserva nos dois primeiros jogos do Estadual, Jayme de Almeida deixou claro que a prioridade do Flamengo é ganhar a Libertadores. Mas as duas vitórias conquistadas com gols do zagueiro Welinton e os tropeços dos rivais abriram caminho para o Rubro-Negro lutar pelo título nas duas competições.
Publicidade
“Eu tinha muito medo de não começar bem por causa dessa nova fórmula de disputa (com um só turno). Mas tivemos a felicidade de vencer os dois jogos. Isso nos dá tranquilidade. Os outros três (grandes) começaram atrás, fica mais complicado. Eles vão ter que correr atrás. Mas ainda faltam 13 rodadas, tem muita coisa pela frente. Temos que cuidar do nosso primeiro”, disse o técnico Jayme de Almeida.
CBF, STJD e Lusa na mira
Publicidade
A CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) serão investigados pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital após decisão do Ministério Público do Rio, que instaurou inquérito por causa da polêmica sobre a definição, no tribunal, do rebaixamento no Brasileiro de 2013.<MC> </CW></MC>
A decisão foi motivada por duas representações protocoladas por cinco torcedores do Flamengo. O promotor Rodrigo Terra instaurou inquérito por ter dúvidas sobre a alegação dos torcedores. A CBF será notificada e terá dez dias para se defender.
Publicidade
Em São Paulo, o promotor Roberto Senise Lisboa, do MP, afirmou que a Portuguesa sabia da irregularidade de Heverton ao escalá-lo. À ‘Folha de S. Paulo’, disse que a investigação quer determinar “se alguém obteve vantagem indevida” e que pode pedir a quebra de sigilo bancário dos envolvidos.
Publicidade
Publicidade