Por rodrigo.hang

Rio - A "Flamengueira", enfim, deu sorte. O Flamengo deixou para trás a maldição de que seu terceiro uniforme dá azar e venceu a Chapecoense por 3 a 0 neste domingo, no Maracanã, com o apoio da torcida durante os 90 minutos. Os gols da partida, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram marcados pelo lateral-esquerdo Anderson Pico e pelo atacante Nixon, duas vezes. De quebra, o time de Vanderlei Luxemburgo se afastou ainda mais da zona de rebaixamento.

O Flamengo foi a 43 pontos e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento. A equipe de Santa Catarina, diferentemente do Rubro-Negro, segue próximo do Z-4, com 36 pontos. Na próxima rodada, o Flamengo visita o Sport, na Arena Pernambuco, no domingo, as 17h. Já a Chapecoense joga novamente fora de casa, desta vez contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, no mesmo dia e horário.

Anderson Pico comemora seu gol com a torcida rubro-negraAndré Mourão

O JOGO

Precisando vencer para fugir cada vez mais da confusão, termo usado por Luxemburgo para designar o Z-4, o Flamengo teve, desde o início do jogo, a massa rubro-negra apoiando no Maracanã. Aos 12 minutos a equipe comandada por Luxemburgo promoveu um verdadeiro bombardeio na meta da Chapecoense, na melhor chance do primeiro tempo até então. Depois da bola rebater na área, Nixon driblou o goleiro Danilo e, mesmo sem ângulo, arriscou para o gol, mas um defensor salvou em cima da linha. Gabriel pegou o rebote e bateu rasteiro, mas a zaga cortou novamente.

FOTOGALERIA: Confira imagens da vitória rubro-negra por 3 a 0, no Maracanã

No minuto seguinte, a Chapecoense chegou rapidamente ao ataque, com Leandro. O atacante apareceu de frente para Paulo Victor e bate no canto. O goleiro rubro-negro fez a defesa. No decorrer da jogada, Nixon pegou a bola e, da entrada da área do time de Chapecó, arriscou e acertou o travessão.

O jogo ficou eletrizante. Aos 18, Gabriel abriu bem para Márcio Araújo, que fez o cruzamento. A bola bateu no braço de Rafael Lima. Na interpretação do árbitro Wilton Pereira Sampaio, foi pênalti. Léo Moura cobrou no canto direito de Danilo, que fez a defesa. Após o lance, o camisa 2 do Flamengo sentiu um problema na coxa direita e pediu para sair. Léo entrou em seu lugar. Wallace assumiu a braçadeira de capitão.

Nixon, à esquerda, marcou o terceiro gol após cruzemento de LéoMárcio Mercante

Pouco tempo depois, o Flamengo perdeu outro jogador. Gabriel deixou o gramado sentindo dores. Eduardo da Silva o substituiu. As duas trocas geraram preocupação para Luxemburgo, já que o time enfrenta o Atlético-MG na próxima quarta-feira, pelo segundo jogo da semifinal Copa do Brasil.

No fim do primeiro tempo, a Chapecoense quase abriu o placar. Aos 43, Tiago Luis cobrou falta e Bruno Silva, da altura do pênalti, cabeceou por cima do gol de Paulo Victor. Susto na torcida rubro-negra.

As duas equipes voltaram para etapa final sem o ritmo dos 45 minutos iniciais. O primeiro chute a gol do Flamengo foi aos sete, com Márcio Araújo, mas o goleiro da Chapecoense defendeu com tranquilidade. Sem sucesso na primeira investida, o time rubro-negro chegaria ao gol na segunda tentativa. Após corte da zaga, Anderson Pico se antecipa, recupera a bola de perna esquerda, e com a direita acerta belo chute, que morre no gol de Danilo. Com apenas dois toques o lateral-esquerdo abriu o placar no Maracanã.

Nixon acertou belo gol, de voleio, aos 24 minutos da etapa finalMárcio Mercante

Aos 15, Pico apareceria novamente. Eduardo da Silva lançou abriu para o camisa 36, que foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Nixon. O atacante cabeceou para o fundo do gol para aumentar a vantagem do Flamengo. A torcida foi ao delírio.

Os dois gols incentivaram o Flamengo, que ainda tinha o apoio da torcida. Pela direita, Léo fez boa jogada e levantou na área. Luiz Antonio, que chegava sozinho, testou firme, mas Danilo fez a defesa. À vontade em campo, o Rubro-Negro foi construindo a sua vitória com soberania. Após tabelar com Canteros, Léo cruzou e Nixon acertou belo voleio para marcar o terceiro gol do time e seu segundo no jogo, aos 24 minutos.

A Chapecoense sentiu o baque. O Flamengo, apesar de outros avanços ao ataque, assegurou o resultado e confirmou a importante vitória no Maracanã.

FLAMENGO 3 X 0 CHAPECOENSE

Estádio: Maracanã
Público: 
25.941 pagantes (31.984 presentes)
Árbitro:
Wilton Pereira Sampaio (Goiás)
Gols:
Anderson Pico (10' 2ºT) e Nixon (15' 2ºT e 24' 2ºT)
Cartões Amarelos:
Léo e Amaral (FLA), Rodrigo Biro (CHA)
Cartão Vermelho: -

Flamengo: Paulo Victor; Léo Moura (Léo), Wallace, Samir e Anderson Pico; Amaral, Canteros e Márcio Araújo, Luiz Antonio (Mattheus); Gabriel (Eduardo da Silva) e Nixon. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Chapecoense: Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Douglas Grolli e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Diones, Ricardo Conceição (Yuri) e Tiago Luis (Bruno Rangel); Fabinho Alves (Wanderson) e Leandro. Técnico: Jorginho

Você pode gostar