Por pedro.logato
Rio - Ídolo do Flamengo, Zico afirmou nesta segunda-feira que acha estranha a suspensão de um ano imposta pela Fifa a Paolo Guerrero. O jogador foi flagrado no exame antidoping depois do empate por 0 a 0 entre Argentina e Peru, em outubro, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
Para Zico, nada na atuação do atleta naquele jogo indicou que ele pudesse estar sob efeito de qualquer substância proibida. O peruano testou positivo para a substância benzoilecgonina, um metabólito da cocaína. O atleta nega o uso da droga.
Zico defendeu Paolo GuerreroReprodução You Tube

"Quem é do futebol sabe. Dá para notar quanto o cara está diferente no campo. E nada na atuação dele indicou qualquer alteração", disse Zico ao jornal O Estado de S.Paulo, em evento em São Paulo. "Lamento muito essa situação. Ele é um cara equilibrado, muito tranquilo e um grande profissional".

Zico disse que espera uma explicação pública sobre o que aconteceu e preferiu não opinar sobre o tempo de suspensão de Guerrero - um ano, que pode tirá-lo da Copa do Mundo da Rússia. "Seria bom ter uma explicação pública para não manchar a imagem dele. Não tenho como julgar a pena", analisou o ex-jogador. "Esses casos já aconteceram, já tiveram até penas maiores. Às vezes, você faz alguma coisa e acha que não vai dar em nada, toma um chazinho, está na boa intenção e isso acaba dando errado".

FLAMENGO 

Zico disse que está confiante de que o Flamengo poderá reverter a derrota da última quarta-feira para o Independiente, na Argentina, por 2 a 1, e conquistar o título da Copa Sul-Americana nesta quarta, no jogo de volta, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. "O Flamengo tem todas as condições de alcançar o título", afirmou.

Publicidade
"Tem tido um retrospecto muito bom em todos os jogos no Maracanã e precisa ganhar esse último jogo que falta. Agora, os jogadores têm de ter confiança e tranquilidade. Na Argentina, terminaram bem o jogo, indo para cima, e viram que eles têm um time bom, mas não são invencíveis", completou.
COPA DO MUNDO 
Publicidade
O ex-jogador disse estar otimista em relação ao Brasil na Copa do Mundo de 2018, mas pede atenção aos rivais da fase de grupos: Suíça, Costa Rica e Sérvia. Para ele, a seleção do técnico Tite é favorita ao título ao lado dos times da França, Espanha e Alemanha.
"O grupo do Brasil é normal. Nem muita facilidade, nem muita dificuldade. Se o Brasil jogar o futebol que tem jogado, passa com facilidade. Mas a forma de jogar da Suíça pode complicar bastante. É um time muito fechado, bem armado e que traz perigo nos contra-ataques. A Costa Rica fez uma boa Copa (no Brasil), mas é difícil o raio cair no mesmo lugar. A Sérvia é muito ofensiva e pode dar trabalho para a defesa", disse Zico.
Publicidade