César vai substituir Diego Alves, que está com dores no joelho direito e seguirá trabalho individualizado - Gilvan de Souza/Flamengo
César vai substituir Diego Alves, que está com dores no joelho direito e seguirá trabalho individualizadoGilvan de Souza/Flamengo
Por O Dia

Paraná - O Flamengo joga contra um tabu para tentar assumir a liderança do Campeonato Brasileiro e, assim, não precisar contrariar as probabilidades. Neste domingo, às 11h, o Rubro-Negro busca vencer o Atlético-PR na Arena da Baixada pela primeira vez, em jogos válidos pela competição nacional. Se conseguir, e o São Paulo tropeçar na Chapecoense, em casa, o time de Mauricio Barbieri fica com o título do primeiro turno que, normalmente, anuncia quem erguerá a taça no fim.

"A gente descansou, é um novo jogo. Queremos a liderança e vamos entrar com força para buscá-la. Estar em primeiro é sempre bom. Não me importo com os tabus. Vamos lá focando no resultado positivo. Vamos competir, buscar a vitória", afirmou Lucas Paquetá.

O meia sabe que a tarefa não será fácil: "Brigar por mais de uma competição é sempre difícil, mas estamos dispostos a brigar pelo resultado positivo em todas. O Flamengo quer sempre vencer. O São Paulo vai fazer a parte dele e, nós, a nossa."

A Arena da Baixada foi inaugurada em 1999. Desde então, o Flamengo enfrentou o Atlético-PR 16 vezes pelo Brasileiro. Foram 11 derrotas e cinco empates.

A história mostra que, na era dos pontos corridos, vencer o primeiro turno encaminha o título brasileiro. Em somente três das 15 edições do campeonato, quem terminou o primeiro turno na liderança não se sagrou campeão ao fim da competição.

Em 2008, o Grêmio venceu o turno, mas o São Paulo tirou a diferença e terminou o Brasileiro em primeiro. No ano seguinte, o Flamengo, em arrancada histórica, conquistou o hexa, embora o Internacional tenha virado a metade da competição na ponta. E o Fluminense, em 2012, levou a taça, mesmo tendo sido o Atlético-MG a acabar a 19ª rodada na liderança.

Você pode gostar
Comentários