Rafinha posa ao lado do vice-presidente de futebol Marcos Braz - REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Rafinha posa ao lado do vice-presidente de futebol Marcos BrazREPRODUÇÃO INSTAGRAM
Por Lance
Rio - Em um certo momento da apresentação de Rafinha, o lateral, antes de responder a uma pergunta de um repórter, pediu licença para fazer uma espécie de declaração. E ela tinha um alvo: o vice-presidente de futebol, Marcos Braz. Segundo o jogador, a reunião feita em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 2018, foi crucial para a sua decisão de assinar com o Flamengo.

"Já são quase dois anos que o Lincoln (empresário) me enche o saco para voltar para o Brasil. Aí, no ano novo, o Marcos Braz (VP de futebol) abriu mão da família e marcou uma reunião comigo. Esse cara teve papel fundamental nessa minha vinda ao Flamengo. Eu falei que queria vir para o Flamengo, que queria voltar, mas teria que ter paciência para o meio do ano. Eu mesmo também fiquei ansioso, queria dar uma resposta, mas sair pela porta da frente do Bayern de Munique. Essa paciência foi muito importante", afirmou o novo lateral do clube.

O dirigente já tinha sido determinante no acerto com Jorge Jesus. Foi ele, por exemplo, que viajou para a Europa em busca de reforços e convenceu o presidente Rodolfo Landim de que o português seria o nome certo para treinar o Flamengo. Landim apareceu na foto que confirmou a contratação, e o diretor executivo Bruno Spindel acertou os detalhes contratuais. Mas, no geral, Marcos Braz foi o "camisa 10" do acordo que levou o ex-Benfica e Sporting ao Ninho do Urubu.

A ambição do VP de futebol no mercado de transferência tem conquistado a torcida. Na popular "FlaTT", quando o clube está à procura de alguém, o poder de persuasão do diretor é infalível a reunião termina em um "cafezinho" quando este toma um "cafezinho" com a pessoa desejada. A brincadeira é uma alusão à época do período de negociação por Gabigol, em janeiro. Antes de todas as partes sacramentarem o contrato, os dois foram vistos num restaurante tomando um café. Poucos dias depois, o centroavante era apresentado com a camisa 9 rubro-negra.

As consecutivas vitórias em negociações contrastam com a credibilidade que Braz e a gestão de Landim tinham no início do ano. A escolha de variados perfis para assumir cargos de importância era definida como "controversa" e "confusa". As contestações sobre a soberania de BAP, o Luiz Eduardo Baptista, vice de relações externas, eram grandes, sobretudo em assuntos que não lhe eram funções principais. BAP foi o principal responsável pela chegada de Abel Braga. Quando, ainda no período eleitoral, a chapa de Landim concluiu um acordo verbal com Abel Braga, Marcos Braz ainda não tinha sido definido como VP.

VELHO CONHECIDO DA NAÇÃO
Marcos Braz foi vice-presidente do clube em 2009. Na temporada, o Flamengo foi campeão Carioca e Brasileiro. Anteriormente, entre 2005 e 2008, ocupou o cargo de diretor de futebol, conquistando Copa do Brasil e dois Cariocas. Em 2014, chegou a ser cogitado como solução para substituir Paulo Pelaipe, então diretor-executivo. Em 2010, após uma crise nos bastidores com Petkovic e Adriano, Braz foi demitido. Cinco anos depois, foi nomeado secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro pelo prefeito Eduardo Paes.