Bruno Henrique concede entrevista coletiva pelo Brasil - Lucas Figueiredo/CBF
Bruno Henrique concede entrevista coletiva pelo BrasilLucas Figueiredo/CBF
Por Lance
Rio - Para momentos importantes da temporada, o Flamengo pode ter que se virar com desfalques graças à ótima fase de suas estrelas. Isso porque, nesta sexta-feira, Tite anunciará novos convocados para a próxima Data Fifa, entre 7 e 15 de outubro, quando ocorrerão amistosos contra Senegal (10) e Nigéria (13), em Singapura, na Ásia. E o clube carioca está receoso.

Com a possibilidade de ter alguns jogadores convocados, o Fla, através de seu departamento de futebol, espera contar com um "bom senso" da CBF, já que perderiam, de acordo com o próprio clube, jogos contra Atlético-MG, Athletico-PR e Fortaleza - pelo Campeonato Brasileiro, onde o time de Jorge Jesus lidera.

"Qualquer time no mundo sofre se perder quatro ou cinco titulares", sublinharam Marcos Braz e Paulo Pelaipe, vice-presidente e gerente de futebol do Fla, respectivamente, em conversas com jornalistas, no Ninho do Urubu.

Além disso, os testes serão entre os decisivos confrontos diante do Grêmio, pelas semifinais da Libertadores - dias 2 e 23 de outubro. O LANCE! traz quem são os jogadores que poderiam desfalcar o Flamengo neste cenário. Confira:

RODRIGO CAIO

Contestado pela torcida do São Paulo, Rodrigo Caio desembarcou no Flamengo após um investimento na casa dos R$ 22 milhões, em janeiro. Regular, eficiente e determinado em cada jogada, o zagueiro de 26 anos voltou a jogar no nível dos tempos iniciais de Tricolor, que o fizeram atuar em quatro jogos pelo Brasil.

No fim de maio, já com a conquista do Carioca e apoio dos flamenguistas, Caio disse não estar preocupado com os chamados de Tite. O técnico e a comissão técnica da Seleção, no entanto, já haviam indicado que o camisa 3 está no radar. Após recuperação de uma lesão na coxa esquerda, está sendo referência no setor defensivo, que está há quatro jogos sem levar gols no Brasileiro.

FILIPE LUÍS

Titular no início da vitoriosa campanha na Copa América-2019, Filipe Luís só não terminou o torneio entre os 11 por conta de uma lesão muscular. E, na última chamada, a primeira após a competição continental, ficou de fora (Alex Sandro e Jorge foram as escolhas para o setor).

Por falar em questão física, o lateral-esquerdo de 34 anos está a cada jogo mais próximo da forma ideal. Pode pesar o fato de somar 44 partidas pelo Brasil, com dois gols marcados. Em tempo: Marcelo, do Real Madrid, está se recuperando de lesão.

GERSON

Gerson já vestiu a Amarelinha, porém pela Seleção Brasileira sub-20, inclusive com disputa do Sul-Americano da categoria, em 2015. Alexandre Gallo, aliás, foi o descobridor do atleta como volante - e falou ao LANCE!. E é nesta função que que, atualmente, tem atuado como destaque, à frente de Willian Arão.

Pelo Flamengo, Gerson acumula 13 jogos, um gol e uma assistência, em período no qual já é o suficiente para que se torne xodó da torcida. Contra o Santos, no último sábado, foi bem nas coberturas aos olhos de Tite. Pode ser que seja um escolhido pelo treinador na próxima convocação.

EVERTON RIBEIRO

Antes da convocação mais recente, Everton Ribeiro foi alvo de uma observação in loco de olheiros da Seleção. O jogo em questão era diante do Cruzeiro, e o camisa 7 e capitão marcara, saindo do banco, o seu último gol. Na ocasião, Everton, que já disputou uma Copa América (2015), falou sobre a expectativa:

"Quem joga no Flamengo tem que estar preparado para a Seleção, ainda mais com a equipe bem nas competições. Os olheiros da Seleção estão vindo ver nossa equipe. Se puder ser convocado ficarei muito contente e por isso dou sempre o melhor em campo", disse o atleta de 30 anos.

BRUNO HENRIQUE

Vice-artilheiro do Flamengo na temporada, com 18 gols, Bruno Henrique tem sido destaque desde a sua estreia. Até o momento, o atacante de 28 anos está a uma bola na rede de ter 2019 como o mais artilheiro de sua carreira de forma isolada. Ventilado na Seleção Brasileira em 2017, o camisa 27 foi o único do Rubro-Negro que esteve nos últimos amistosos de Tite (jogou por 20 minutos nos jogos contra Colômbia e Peru, no Estados Unidos).

Diante da seleção peruana, Bruno participou de uma jogada perigosa, atuando pela ponta direita (em função distinta a que realiza no Fla). Ele comemorou:

"A união faz a força. Queria deixa meu agradecimento a todos que fez parte desses dias incríveis que passei com cada um de vocês de muito aprendizado, companheiros e trabalho dentro desse grupo. Paramos por aqui. A caminhada é longa, mas seguiremos a diante", publicou o atacante em suas redes sociais.

GABIGOL


Principal jogador da "Era Jorge Jesus", Gabigol estava retornando de lesão quando Tite convocou os jogadores para amistosos nos EUA. Agora, o camisa 9 não só manteve a ótima fase como disparou ainda mais os seus números: 30 gols em 40 partidas e um isolamento maior na artilharia do Brasileiro: 16 gols.

Aos 22 anos, Gabigol, além da pouca idade, tem o fator convocações marcantes a seu favor. O atleta emprestado pela Inter de Milão foi campeão olímpico em 2016, assim como Rodrigo Caio, e já esteve na Seleção principal - disputou a Copa América-2016. Contra o Santos, marcou um decisivo golaço, sob os olhares de Tite. E Gabriel Barbosa, em entrevista coletiva, falou sobre a chance:

"(O Tite) Não conversou comigo (após o jogo contra o Santos), estou bem tranquilo. O que tenho que fazer é jogar no Flamengo. Estou bem feliz aqui, a nossa ansiedade é chegar no Maracanã e poder jogar com a camisa do Flamengo, o resto acontece naturalmente. Estar na seleção é o lugar mais alto do jogador, ainda mais a Brasileira, com nível tão alto, porém estou bem tranquilo. O meu foco é nos treinos da semana, e fim de semana tem um jogo importante", comentou Gabigol.

REINIER


Este não tem a ver com Tite (ao menos ainda). Camisa 10 e capitão da Seleção Brasileira sub-17, Reinier será chamado por Guilherme Dalla Déa para o Mundial da categoria, a ocorrer a partir do dia 26 de outubro - e vai até 17/11.

Integrado no grupo profissional desde a chegada de Jesus, Reinier viu o Flamengo ir ao STJD, no início deste mês, para que fosse liberado de amistosos e pudesse entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro. A joia de 17 anos foi titular contra o Avaí e protagonista: marcou um golaço. Desta vez, o clube carioca não fará esforços, e Reinier estará livre para brilhar com a Amarelinha.

SEM CONTAR OS GRINGOS...


Além dos brasileiros, o Fla, possivelmente, terá Arrascaeta e Berrío convocados para amistosos de Uruguai e Colômbia, respectivamente, como já aconteceu nos jogos deste mês. Logo, a dor de cabeça para Jesus pode se intensificar.